O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará aprovou, nesta quinta-feira (31/07), as prestações de contas da OAB Ceará e da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) relativas ao exercício de 2024. A votação ocorreu na 5ª Sessão Extraordinária do Conselho, realizada de forma híbrida na sede da OAB-CE.
O relator do processo foi o conselheiro Marcos Pimentel de Viveiros, que por ausência profissional teve o relatório lido pela diretora tesoureira-adjunta da OAB-CE, Adhara Camilo. No parecer, o relator votou pela aprovação sem ressalvas das duas prestações de contas relativas ao exercício de 2024, após analisar os pareceres técnicos, a auditoria independente e a documentação comprobatória das entidades. “Voto pela total aprovação das respectivas contas, reconhecendo-se a conformidade das demonstrações com os princípios da legalidade, transparência, responsabilidade fiscal e aderência às normas técnicas aplicáveis”, afirmou o relator.
A presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, destacou o trabalho desenvolvido em prol do equilíbrio fiscal da entidade. “Isso é respeito, trabalho, dedicação, austeridade. E é assim que vamos seguir caminhando, em parceria OAB, ESA e CAACE, sempre com foco nas melhorias para a nossa classe a para as nossas estruturas como um todo”, afirmou.
O ex-presidente da OAB-CE e atual conselheiro federal, Erinaldo Dantas, destacou o legado de sua gestão (2019-2024). “Ao longo de seis anos, com rigor nas contas e sem fazer qualquer reajuste na anuidade, a gente termina com esse caixa nas alturas e com uma OAB superavitária. Nesse período, fizemos o prédio do coworking, novos espaços no Clóvis Beviláqua, na Justiça do Trabalho, na Justiça Federal, além de dezenas de salas reformadas e a construção das sedes próprias de Quixadá, Brejo Santo, Icó, Baturité, Caucaia e Aracati”, disse o conselheiro federal.
A diretora tesoureira da OAB-CE, Camila Fernandes, que também ocupava o cargo na gestão passada, ressaltou o
trabalho interno para garantir bons resultados financeiros. “É um desafio equilibrar as contas com a despesa crescente, por conta da inflação, mas buscamos controlar as nossas despesas para que a gente não venha a reajustar a anuidade”, pontuou.
O ex-presidente da CAACE e atual conselheiro federal da OAB-CE, Waldir Xavier, enfatizou a importância da construção da sede da CAACE e agradeceu o apoio da diretoria e do Conselho. “Para nós, é um senso de responsabilidade muito grande lidar com o que é da advocacia. É um trabalho coletivo e estamos orgulhosos. Agradeço aos membros da minha diretoria e ao Conselho que sempre nos apoiou”, concluiu.
A 5ª Sessão Extraordinária do Conselho Pleno da OAB-CE contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da OAB Ceará e pode ser acessada neste link.