A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou, na última quinta-feira (17), mais uma cerimônia de entrega de carteiras profissionais. O evento, realizado no auditório da sede da instituição, oficializou o ingresso de 24 novos advogados e advogadas aos quadros da Ordem. A solenidade foi conduzida pela presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, e contou com a presença de membros da diretoria, presidentes de comissões temáticas, representantes de subsecções do interior, conselheiros estaduais e federais, além de familiares e amigos dos novos inscritos.
Durante a cerimônia, a presidente da seccional, Christiane Leitão, deu as boas-vindas aos novos integrantes da advocacia cearense e destacou a importância da escolha profissional. “Sejam bem-vindos à nossa casa, à Casa da Cidadania, à Casa da Advocacia. É com muito prazer que recebemos vocês, novos colegas advogados e advogadas, que hoje passam a integrar a nossa família da advocacia. A partir de agora, vocês caminharão conosco na mais bonita das carreiras jurídicas. Conosco aprenderão e trabalharão no exercício do mais nobre dos direitos: proporcionar a quem precisa igualdade, liberdade e dignidade. Esta é uma casa com história, pautada pelo Estado Democrático de Direito e comprometida com a boa aplicação das leis e com a justiça social”, afirmou.
O conselheiro federal da OAB e ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Waldir Xavier, falou sobre a relevância constitucional da advocacia e destacou os serviços disponibilizados pela CAACE, que visam amparar a advocacia em diferentes momentos da vida profissional. “A advocacia é a única profissão liberal com status constitucional, essencial à administração da justiça. Temos um papel elevado, com um campo de atuação amplo e desafiador. E para apoiar vocês nesse caminho, a CAACE oferece serviços e benefícios nas áreas de saúde, bem-estar, capacitação e lazer. A estrutura da OAB é feita para acolher e dar suporte à atuação de cada um de vocês”, ressaltou.
Para apresentar a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) aos novos membros da Ordem, a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Patricia Viana, detalhou as oportunidades de formação continuada oferecidas pela instituição. “Temos inúmeros cursos gratuitos e projetos voltados para toda a advocacia, com foco especial na jovem advocacia. Além disso, promovemos mentoria e ações conjuntas com as comissões temáticas. As comissões são o braço social da OAB, e participar delas é fundamental para construir parcerias e crescer profissionalmente. Convido todos vocês a se engajarem nesse movimento de aprendizado e pertencimento”.
Presidente da Subsecção Vale do Salgado e atualmente em seu quarto mandato, o advogado Kléber Colares compartilhou sua experiência na instituição e reforçou o papel afetivo da OAB em sua trajetória. “Aqui é a minha segunda casa. Não recebemos valores financeiros, mas o que construímos aqui tem um valor imensurável: as amizades e o sentimento de pertencimento. Fazer parte da história da OAB, especialmente representando a advocacia do interior, é motivo de muita alegria. Receber a carteira da Ordem é um dos momentos mais marcantes da vida de qualquer advogado”, declarou.
Também participaram da cerimônia o vice-presidente da OAB Ceará, David Peixoto; a conselheira jovem Kelly Oliveira; os conselheiros estaduais Adailton Campelo e Marden de Albuquerque; Jackes Araujo, presidente da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo; Vanessa Oliveira, presidente da Comissão de Educação Jurídica; Luccas Conrado, presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira; e Júlio Saraiva, procurador do Tribunal de Contas, que representou os familiares dos novos advogados e advogadas.