A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou, na última quinta-feira, 10, mais uma solenidade de entrega de carteiras. O evento, realizado no auditório da sede da OAB-CE, marcou o ingresso de 41 novos advogados e advogadas aos quadros da Ordem. A cerimônia foi conduzida pela presidente da seccional, Christiane do Vale Leitão, e contou com a presença de representantes da diretoria, presidentes de comissões temáticas e familiares.

Christiane Leitão destacou a importância do momento para a trajetória de cada novo profissional. “Hoje é um dia de celebração, de conquista e de renovação do nosso compromisso com a advocacia e com a cidadania. A entrega da carteira representa mais do que uma formalidade, é o início de uma missão de responsabilidade ética, social e profissional. Sejam todos bem-vindos à casa da advocacia, que está de portas abertas para acolher, apoiar e fortalecer o exercício digno da nossa profissão”, frisou.

O vice-presidente da OAB-CE e coordenador geral de comissões, David Peixoto, reforçou a importância de os recém-inscritos conhecerem os serviços oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) e participarem das comissões temáticas. “A Caixa disponibiliza uma gama de serviços voltados especialmente para a jovem advocacia, como transporte para o Fórum, suporte técnico remoto, atendimento odontológico, fisioterapia, nutricionista, além de convênios e descontos em diversos estabelecimentos. Já as comissões temáticas são espaços de aprendizado, integração e crescimento profissional. É por meio delas que vocês constroem conexões, aprofundam conhecimentos e se aproximam das lutas da advocacia”, enfatizou.

O presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Raphael Castelo Branco, ressaltou o papel da educação continuada como alicerce para uma advocacia forte e preparada. “Eu sempre destaco a importância desse dia, não só na vida daqueles e daquelas que tomam compromisso, mas para toda a classe. A cada colega que se soma às nossas fileiras, são novas ideias, novos projetos e iniciativas que oxigenam a advocacia. A ESA-CE é o braço educacional do sistema OAB, responsável por todas as atividades de capacitação e qualificação profissional, tanto na capital quanto no interior. Hoje, 99% das nossas ações são inteiramente gratuitas, disponíveis em nossa plataforma virtual, e voltadas a todas as etapas da carreira. Convido os novos colegas a conhecerem a estrutura da escola, o programa de mentoria, oficinas temáticas e cursos preparatórios que fortalecem a atuação da jovem advocacia”, disse.

Novo ciclo após 35 anos
Para José Valter (OAB-CE 55.540), recém-inscrito na Ordem, a entrega da carteira marca o início de uma nova etapa profissional, após uma longa trajetória no serviço público. “Ingressei no curso de Direito muito jovem, era um sonho meu e do meu pai. Concluí o curso, passei na OAB, mas só agora, após me aposentar da Polícia Civil, estou realizando o sonho de advogar. Pretendo atuar nas áreas empresarial e imobiliária, especialmente por já ter familiaridade com esses segmentos. A expectativa é muito positiva. Ingressar na advocacia representa uma virada de ciclo na minha vida, e começar esse novo caminho com o apoio da OAB-CE me dá mais confiança para os desafios que virão”, finalizou.

Também estiveram presentes na solenidade a vice-presidente da CAACE, Francisca (Chiquinha) Castelo Branco; o tesoureiro da CAACE, Fernando Martins; a representante da CAACE, Raquel Cabral; o diretor adjunto para subseccionais da ESA-CE, Hélter Dias; o presidente do Conselho Jovem, Erich Freire; a conselheira jovem, Emanuela Martins; o presidente da comissão de Direito Tributário, Hamilton Sobreira; o presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira, Luccas Conrado; o membro honorário vitalício, Paulo Quezado; e o professor do curso de Direito da UNI7, Emílio Viana.