A OAB-CE realiza extensa programação para homenagear a advocacia neste mês de agosto. Em Sobral, as comemorações ocorreram na nessa quarta-feira (13), com a entrega da Medalha Advogado Padrão e Comenda Chagas Vasconcelos.
Em seu discurso, a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, ressaltou que a “advocacia é o elo entre o cidadão e o Estado, garantindo que o direito seja respeitado e que a Constituição se torne realidade. É momento de reconhecer a importância de valorizar a classe, fortalecendo suas prerrogativas e criando condições para o pleno exercício da profissão”.
Durante a solenidade, a Medalha Advogado Padrão foi entregue pela presidente da OAB-CE aos advogados da Subsecção Sobral Sabino Cassiano Feijão (OAB/CE 2.759), José Adauto Araújo (OAB/CE 3.557), Antônio do N. Lino (OAB/CE 6.559) e José Adison G. Albuquerque (OAB/CE6.948).
Outorgada desde 1970, a medalha representa um reconhecimento pessoal e profissional do(a) advogado(a), além de ser um estímulo para que outros profissionais também tenham a referência daqueles membros da advocacia que foram e são essenciais na garantia dos direitos aos cidadãos. Os nomes são escolhidos pelo Conselho Seccional e seguem critérios rigorosos, como: ser inscrito na OAB há mais de 30 anos, não haver sofrido pena disciplinar e gozar de inatacável conduta e ilibada reputação.
A solenidade também foi marcada pela entrega da Comenda Chagas Vasconcelos, premiação criada pela OAB Sobral. A honraria foi entregue pelo presidente da OAB Sobral, Rafael Ponte, aos advogados José Expedito Tomás A. (OAB/CE 5.066), George Aguiar Dias (OAB/CE 15.596), Domitila Melo Feijão (OAB/CE 16.957), Marcela Gazzineo Bijotti (OAB/CE 17.474) e Jorge Marcondes Prado Aragão (OAB/CE 7.517).
“É uma alegria imensa prestar justas homenagens a colegas que representam, com excelência e integridade, a advocacia da OAB Sobral. Esse é um importante momento de reconhecimento ao compromisso ético e à dedicação exemplar que marcaram suas trajetórias na carreira jurídica”, destacou o presidente da OAB Sobral, Rafael Ponte.
Os nomes dos homenageados de 2025 foram aprovados pelo Conselho da Subsecção, respeitando o critério de exercício profissional de no mínimo 20 anos, sem o registro de processos éticos disciplinares.
Além da advocacia sobralense, o evento também foi prestigiado pelo secretário-geral adjunto da OAB-CE, Francivaldo (Vavá) Lemos, e os presidentes de Subsecções, Helter Junior (Serra da Ibiapaba) e Sales Junior (Sertões de Crateús).
A cerimônia contou ainda com a posse de novos membros de Comissões Temáticas da OAB Sobral.