Na última terça-feira (2/9), a Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral da OAB Ceará realizou visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A comitiva foi recebida pelo diretor-geral do Instituto Plácido Castelo (IPC), Luis Eduardo Menezes, que apresentou a estrutura física do órgão, incluindo salas de treinamento e espaços de planejamento.

Durante o encontro, os advogados conheceram os principais projetos desenvolvidos pelo IPC, com destaque para os programas de formação voltados a servidores e jurisdicionados, além das ações de educação no interior do Estado. Entre os projetos apresentados, ganharam destaque a disciplina eletiva Cidadania e Controle Social das Contas Públicas e a segunda edição da Olimpíada do Conhecimento para estudantes do ensino médio.

De acordo com o diretor-geral do IPC, a visita reforçou o alinhamento entre as instituições. “É uma satisfação receber profissionais da OAB. Isso demonstra o interesse no que estamos desenvolvendo e confirma que as parcerias já firmadas têm trazido bons resultados. Durante a visita, surgiram ideias que serão inicialmente discutidas entre a OAB e a Presidência do Tribunal, com perspectivas de desdobramentos futuros”, destacou Luís Eduardo.

Para o presidente da Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral da OAB-CE, André Xerez, a iniciativa vai além de uma visita técnica. “Nosso objetivo inicial era conhecer as ações do IPC, mas o encontro abriu espaço para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas. Identificamos projetos em andamento no Tribunal que, com a parceria da OAB, podem alcançar nichos específicos da advocacia em todo o Ceará. Trata-se de uma ação importante para desmistificar a visão do Tribunal apenas como órgão punitivo, evidenciando seu papel pedagógico e de diálogo com a gestão pública”, pontuou.

O 1º vice-presidente da Comissão, Sammuel David de Andrade, também avaliou positivamente o encontro. “Foi uma satisfação visitar o TCE e o Instituto Plácido Castelo, onde fomos recebidos com atenção e profissionalismo. A apresentação sobre o funcionamento do órgão nos permitiu compreender ainda mais a relevância do trabalho desenvolvido, especialmente na fiscalização dos recursos públicos e na promoção da transparência na gestão”, ressaltou.

A visita contou ainda com a participação da 2º vice-presidente, Bruna Ferreira; da secretária-geral da Comissão, Brenda Lacerda Franco, e do secretário-geral adjunto, Aprígio Nogueira Gondim.

*Com informações do TCE .