A OAB Ceará recebeu, nesta terça-feira (16), o lançamento do livro “Criminalistas: História viva do Direito Penal no Ceará e seus principais protagonistas”, de autoria do advogado e professor Wladimir Albuquerque d’Alva. A obra resgata parte fundamental da história da advocacia criminal e de seus personagens, registrando trajetórias que se entrelaçam com a própria transformação da sociedade cearense.

Na abertura da solenidade, a presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, ressaltou o valor histórico e simbólico do momento. “É com enorme prazer que a Ordem dos Advogados recebe a todos para esse momento tão especial, tão representativo, do lançamento dessa obra que traça uma estratégia de contar a vida e a obra jurídica de trabalho e dedicação à advocacia de grandes nomes. Então esse livro conta mais do que histórias, ele conta um legado de gerações que precisa ser compartilhado com a nossa advocacia”, destacou.

O membro honorário vitalício da OAB Ceará, Hélio Leitão, responsável pelo prefácio do livro, também enalteceu a iniciativa. “Tive o privilégio de ser o primeiro a ler os originais. Fiquei muito feliz com a iniciativa, porque ela se encarta em um projeto de recuperação da memória histórica da advocacia e das coisas do Poder Judiciário que esta OAB está levando adiante”, afirmou.

Ao falar sobre o processo de construção da obra, o autor Wladimir d’Alva explicou que o livro não apenas revisita a advocacia criminal, mas também o contexto social em que ela se desenvolveu. “Retrato a história da advocacia criminal, mas também a própria transformação da sociedade cearense entre as décadas de 1950 e 1980. É nesse cenário que emergem os protagonistas do livro. Advogados, magistrados, delegados e promotores que marcaram época com sua coragem, inteligência e dedicação”, destacou.

Em um momento de forte emoção, ao mencionar seu pai, Oscar d’Alva e Souza Filho, presente na solenidade e reconhecido como inspiração para sua trajetória profissional, o autor convidou sua esposa para realizar a leitura do trecho do seu discurso dedicado a ele.

O lançamento contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico, incluindo representantes da advocacia cearense e nomes da OAB, como o vice-presidente da Ordem, David Peixoto.

Para o autor, mais do que um registro histórico, o livro é um reconhecimento às pessoas que moldaram o Direito Penal no Ceará. “Este livro é um tributo à memória de quem construiu o Direito Penal em nosso Estado e um convite à reflexão sobre os caminhos que percorremos até aqui”.