A advogada Juliana Silva Moreira (OAB-CE 43.643) foi empossada no último dia 21 de agosto como presidente da Comissão de Defesa e Assistência à Advocacia da OAB-CE. A nomeação foi oficializada por meio da Portaria nº 229/2025.

O grupo de trabalho tem como missão proteger e garantir as prerrogativas profissionais dos advogados, oferecendo suporte, defendendo os direitos da classe e atuando para minimizar obstáculos no exercício da profissão.

Entre suas funções, a comissão defende advogados que têm seus direitos prejudicados ou violados e trabalha para promover um ambiente que possibilite um desempenho profissional mais seguro e eficiente. “Estar à frente dessa comissão tem um peso muito grande, pois lidamos diretamente com a proteção das prerrogativas da advocacia. Além da atuação corretiva, nosso trabalho é também preventivo: vamos identificar as principais dores da advocacia em relação às violações de prerrogativas e buscar formas de evitar que esses problemas aconteçam”, destacou Juliana Silva Moreira.

A advogada é professora de ensino superior, integrante do Tribunal de Defesa de Prerrogativas (TDP) e foi bolsista da Cátedra Santander-Unesco (2021-2022). É Mestre em Direito pela Universidad de Deusto, na Espanha (2022), Pós-Graduada em Direito Processual Civil (2020) e em Direito e Processo do Trabalho (2020), além de ser Graduada em Direito pelo Centro Universitário Unichristus (2019).