A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realizou, na última segunda-feira, 8, no auditório da seccional, a posse geral de mais de 280 novos membros que passam a integrar 71 comissões temáticas da instituição. O evento reuniu advogados e advogadas de diferentes áreas, fortalecendo os grupos responsáveis por fomentar debates, desenvolver ações e propor iniciativas em prol da advocacia e da sociedade.
A presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, destacou a importância dos grupos de trabalho para a Ordem e para a sociedade. “As comissões temáticas são o coração pulsante da OAB-CE. Elas representam a pluralidade da advocacia e dão voz às mais diversas pautas, funcionando como espaços estratégicos de estudo, proposição e ação. Assumir o compromisso de integrar uma comissão é aceitar o desafio de ser porta-voz da cidadania, de fortalecer as instituições democráticas e trabalhar pela valorização da advocacia. Tenho certeza de que cada um trará sua energia, conhecimento e sensibilidade para ampliar o alcance da OAB Ceará, reafirmando o nosso papel de defensores da justiça, da democracia e dos direitos fundamentais”, ressaltou.
O vice-presidente da OAB-CE e coordenador-geral de comissões, David Sombra Peixoto, reforçou o impacto que a atuação nas comissões pode ter na vida profissional e pessoal dos advogados. “Fazer parte de uma comissão pode impulsionar não só a carreira profissional, mas também a realização social. Esses grupos são espaços de aprendizado e troca, onde os mais experientes ajudam os que estão iniciando. Os grupos têm uma função social enorme, pois a advocacia é a única profissão capaz de resgatar a dignidade da pessoa humana. Esse é um trabalho gratuito, mas de uma relevância imensa”, afirmou.
Já o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e coordenador-adjunto de comissões, Raphael Castelo Branco, enfatizou o compromisso coletivo assumido pelos empossados. “Essa missão é fundamental. Todos nós temos um compromisso com a advocacia e com a sociedade. As comissões cearenses, em muitos casos, lançam ideias que servem de referência para todo o país. A ESA-CE está de portas abertas para ouvir sugestões, críticas e ideias inovadoras. Mais do que o compromisso assumido hoje, reafirmamos o sentimento de pertencimento a uma classe que cresce a cada dia e de responsabilidade com a sociedade que espera muito de nós”, frisou.
Ao término da solenidade, os novos integrantes prestaram juramento diante da presidente Christiane Leitão, formalizando a posse. O momento reforçou o papel das 122 comissões que a seccional possui atualmente como instâncias estratégicas da Ordem, unindo jovens advogados e profissionais mais experientes em um diálogo diverso e inovador, que fortalece a advocacia e contribui para a construção de políticas públicas que promovam justiça e cidadania.
Advogado reforça atuação em duas comissões da OAB-CE
O advogado Isaac Ramos Neto (OAB-CE 28.858), que tomou posse para integrar a Comissão Estadual da Advocacia Pública (CEAP) e a Comissão de Direito de Sucessões (CDSu), destacou a relevância da participação nesses espaços, alinhada à sua trajetória profissional. “Hoje tomo posse tanto na CEAP quanto na CDSu, e considero essa participação de extrema importância. Ambas as comissões estão diretamente relacionadas à minha atuação profissional, seja no direito sucessório, onde atuo como advogado privado, seja na advocacia pública, na minha função como procurador da cidade de Aracati. Estar presente aqui é uma forma de contribuir para transformar a OAB-CE em uma verdadeira casa para todos nós. É fundamental que os advogados adotem essa mentalidade de abrir as portas, ocupar os espaços e fortalecer nossa presença dentro da instituição”, pontuou.
Também compuseram a mesa durante a solenidade o secretário-geral da OAB-CE, Thiago Morais; e a vice-presidente da ESA-CE, Jane Calixto.