A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) sediou, nesta quinta-feira (11/9), o seminário “A Perícia Forense como Pilar da Justiça: Tecnologia, Direitos e Responsabilidade Social”. O evento discutiu o papel estratégico da perícia criminal no sistema de justiça e reuniu peritos, advogados, professores e estudantes para discutir avanços tecnológicos, desafios e responsabilidades na produção da prova técnica.

Organizado pelas Subsecções da Região Metropolitana de Fortaleza e do Litoral Oeste da OAB-CE, em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim-CE), o evento trouxe painéis sobre genética forense, bancos de dados criminais, papiloscopia e novas tecnologias aplicadas à investigação, além de uma exposição de equipamentos e serviços da Pefoce.

Representando a ESA-CE, Wyllerson Matias Alves de Lima destacou a importância da capacitação para a advocacia e da relevância da prova técnica para o sistema de justiça. “A perícia criminal é um dos pilares do processo. Com os avanços tecnológicos, a prova se torna cada vez mais precisa e fundamental para garantir justiça”, afirmou.

A presidente da Comissão de Direito de Segurança Pública da Subsecção Região Metropolitana de Fortaleza da OAB-CE, Débora Lima, reforçou a necessidade de aproximação entre a advocacia e a perícia. “É na fase pré-processual que se definem teses. Valorizar o trabalho pericial significa fortalecer o processo e garantir uma justiça mais eficiente”, disse.

O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, por sua vez, destacou os avanços dos últimos anos e salientou que a qualidade da prova técnica depende de profissionais capacitados e de estrutura tecnológica adequada. “A perícia valida investigações e contribui para decisões judiciais mais seguras. Nosso papel é trazer a verdade dos fatos aos processos criminais”, concluiu.

Entre os presentes estavam: Arquimedes Faustino, vice-presidente da subsecção Litoral Oeste; Vicente Alfeu Teixeira Mendes, secretário-adjunto da Controladoria Geral de Disciplina do Ceará (CGD); Rômulo Lima, presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do Estado do Ceará; Lígia Peixe, presidente da Abracrim-CE.

Durante a programação, os participantes também puderam visitar a exposição da Perícia Forense, que apresentou informações sobre os serviços da Pefoce, com ênfase nas áreas de medicina legal, laboratórios forenses, identificação e perícia criminal.