O Conselho Pleno da OAB Ceará aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (25/09), durante a 4ª Sessão Ordinária de 2025, os nomes de 3 pessoas e de 2 instituições que serão homenageadas com a Comenda Geuza Leitão. Criada em 2023, a Comenda foi feita para aqueles que se destacam na proteção e promoção do bem-estar animal em situação vulnerável no Estado do Ceará. (Saiba mais sobre a criação da Comenda)

Conduzida pela presidente da Ordem, Christiane do Vale Leitão, a sessão deliberou pela escolha de cinco homenageados:

– Associação Aquasis – referência no cuidado e proteção de animais silvestres;

– Abrigo São Lázaro – instituição de longa trajetória na proteção e acolhimento de animais abandonados;

– Desembargadora Maria Vilalva – reconhecida pela atuação e defesa da causa animal; a homenagem será concedida in memoriam, em reconhecimento ao seu legado e contribuição em vida;

– Deputado federal Célio Studart – parlamentar com histórico de atuação em pautas ligadas ao bem-estar animal;

– Deputada estadual Larissa Gaspar – destacada por iniciativas legislativas e apoio à causa animal no Ceará.

Durante a apresentação dos nomes, a presidente Christiane Leitão ressaltou que os indicados passaram por uma análise criteriosa da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CE e da rede de proteção da qual a Ordem faz parte.“Esses nomes refletem um trabalho sério, comprometido e de longa trajetória em prol da causa animal. São pessoas e instituições que não apenas abraçaram essa pauta, mas que transformaram suas práticas em impacto concreto para a sociedade”, destacou a presidente.

A Comenda Geuza Leitão homenageia a memória da advogada e ambientalista Geuza Leitão Barros, pioneira na defesa dos direitos dos animais no Ceará e ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-CE.