Na última segunda-feira, 20, a presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Ressocialização (CJRR) da OAB-CE, Vládia Lendengue, e a vice-presidente Érika Chaves, participaram de reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Desembargador Heráclito Vieira. O encontro teve como propósito alinhar parceria para a propagação da Justiça Restaurativa no Estado. 

A visita fez parte do movimento de aproximação da Comissão da OAB-CE para o fortalecimento do diálogo institucional com o Poder Judiciário. O objetivo é gerar conexões e construir parcerias para eventos sobre Justiça Restaurativa, além de estimular o engajamento de advogadas e advogados em atividades voltadas ao tema.

De acordo com a presidente da Comissão, a Justiça Restaurativa representa uma nova forma de compreender e praticar a Justiça, ao propor que os conflitos sejam vistos não apenas sob a visão da punição, mas também como oportunidade de reconstruir relações, restaurar a confiança e reafirmar valores de respeito, empatia e diálogo. “A Justiça Restaurativa é uma poderosa ferramenta de humanização e democratização do Sistema de Justiça”, pontuou.

Vládia também destacou que a Justiça Restaurativa contribui para a pacificação social e para a redução da reincidência, fortalecendo uma cultura de paz e corresponsabilidade. “Rompe barreiras institucionais e une diferentes setores da sociedade em torno de um mesmo propósito: prevenir a violência e reconstruir o tecido social”, afirmou.