Dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) estiveram na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), no dia 27 de outubro. Liderada pela presidente da Ordem cearense, Christiane do Vale Leitão, a comitiva foi recebida pela desembargadora Fernanda Maria Uchôa de Albuquerque, presidente do Tribunal, e tratou de assuntos referentes à Justiça do Trabalho no interior e na capital.
O momento também contou com a participação da assessora especial da presidência da OAB Ceará para assuntos trabalhistas e sindicais e vice-presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Jane Calixto; do presidente da OAB Subsecção Sobral, Rafael Ponte; do conselheiro seccional, Marden Fontenele; e do presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Rafael Furtado. Além do juiz do trabalho do TRT-7, Rafael Xerez.
Para Christiane, o encontro proporcionou um diálogo aberto, franco e produtivo. “Pudemos apresentar as demandas mais urgentes da classe e discutir caminhos concretos para solucioná-las. A receptividade da desembargadora Fernanda Uchôa demonstra o empenho do tribunal em buscar soluções efetivas e em manter uma construção conjunta com a advocacia cearense”, afirmou.
Entre as pautas tratadas estava a doação de um terreno para a Justiça do Trabalho em Sobral. Segundo Rafael Ponte, o local vai abrigar uma nova sede com estrutura maior e mais moderna, apta a atender os anseios da sociedade. “Teremos um espaço condizente com a importância do cidadão”, complementou Ponte. Diante do exposto, a presidente do TRT-7 firmou o compromisso de agendar uma reunião com o procurador-geral do Estado para viabilizar a doação e acelerar as obras.
A OAB-CE também solicitou agilidade nos pagamentos dos precatórios trabalhistas que já estão com valores disponíveis e sugeriu um mutirão para acelerar os trabalhos. Em concordância com a proposta, o tribunal responsabilizou-se por encontrar a melhor forma de conduzir a realização desses pagamentos.
Os dirigentes da OAB-CE, ratificando a solicitação apresentada por ofício, falaram sobre a necessidade de melhorias na Sala da OAB do município de Eusébio, incluindo a disponibilização de internet no espaço. Em resposta, o tribunal informou que foi instaurado processo administrativo interno para atender ao pleito da Ordem.
Ainda durante a reunião, a OAB-CE, por meio de Jane Calixto, sugeriu a instalação de uma lanchonete no fórum trabalhista. A proposta surgiu a partir da demanda recorrente de advogados, servidores e demais usuários do espaço localizado no Fórum Autran Nunes. Fernanda Uchôa reconheceu a importância do pleito e comprometeu-se a avaliar alternativas viáveis para a implantação do serviço, reforçando o compromisso do tribunal em atender às necessidades cotidianas da advocacia e de toda a comunidade trabalhista.