Nesta quarta-feira (8/10), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Ceará (OAB-CE) realizou, no auditório da instituição, a solenidade de entrega de carteiras para 37 novos advogados e advogadas. O momento marca o começo da trajetória profissional dos recém inscritos na advocacia cearense e reforça o compromisso da entidade com o enaltecimento da classe.

A cerimônia foi conduzida pela presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, e contou com a presença do vice-presidente da Seccional, David Sombra Peixoto; do presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Raphael Castelo Branco; da presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Patrícia Viana; do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED/OAB-CE), Sérgio Costa; da ouvidora da OAB-CE Sônia Cavalcante; e do promotor de Justiça Nelson Ricardo Gesteira.

Em discurso, a presidente Christiane Leitão destacou a importância da integração entre capital e interior e das oportunidades de formação ofertadas pela instituição. “São muitas as ofertas de cursos, eventos, pós-graduações, mestrados e doutorados. Fiquem atentos, pois em breve divulgaremos os editais das parcerias que temos com a UFC e com a UECE. Essas são oportunidades diferenciadas para nossos colegas advogados e advogadas”, ressaltou.

O presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, apresentou as ações de capacitação disponíveis e anunciou novas iniciativas voltadas à jovem advocacia. “Ainda neste mês de outubro, teremos a 60ª edição do curso preparatório para o exercício profissional da advocacia, inteiramente gratuito, em homenagem ao professor Raimundo Bezerra Falcão. E, nos dias 3 e 4 de dezembro, realizaremos o Encontro Regional da Jovem Advocacia, com expectativa de reunir cerca de 800 participantes de todo o Nordeste”, informou.

Durante sua fala, o presidente do TED/OAB-CE, Sérgio Costa, reforçou o papel acolhedor e orientador do órgão. “Ao contrário do que muitos pensam, o Tribunal de Ética e Disciplina não é um órgão punitivo. Nós controlamos e valorizamos o comportamento ético, pois o bom advogado é aquele que atua com seriedade, compromisso e honestidade”, afirmou.

Também presente na mesa de honra, o promotor de Justiça Nelson Ricardo Gesteira celebrou o momento em nome dos familiares dos novos advogados, especialmente por acompanhar a entrega da carteira profissional de seu filho caçula. “É uma satisfação e um orgulho entregar o meu filho nas mãos da OAB para conduzi-lo profissionalmente”, destacou.

A solenidade foi marcada por discursos de incentivo, emoção e pela reafirmação do compromisso da OAB-CE com o fortalecimento da advocacia em todo o Estado.