A partir do dia 3 de novembro de 2025, o acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a outros serviços digitais integrados ao Portal jus.br passará a exigir autenticação em dois fatores (MFA – Multiple Factor Authentication).

A mudança foi comunicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Ofício nº 475/2025/GP, que destaca a obrigatoriedade da autenticação em dois fatores a todos os usuários externos que acessam sistemas integrados à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), ao Portal jus.br e ao SSO (Single Sign-On).

A OAB Ceará reforça a importância de que advogados e advogadas configurem o aplicativo autenticador com antecedência, evitando qualquer impedimento de acesso aos sistemas do Judiciário a partir do dia 3 de novembro.

A nova regra de autenticação tem o objetivo de reforçar a segurança dos sistemas do Poder Judiciário e reduzir fraudes virtuais, especialmente o chamado “golpe do falso advogado”, em que criminosos se passam por profissionais da advocacia para obter informações ou solicitar pagamentos indevidos. De acordo com o CNJ, mais de 21 mil manifestações sobre esse tipo de golpe foram registradas na ouvidoria do órgão, sendo 15,7 mil confirmadas.

Como funcionará o novo acesso

O login no PJe e nos demais serviços digitais vinculados ao jus.br deverá seguir um dos dois procedimentos abaixo:

1. Acesso com certificado digital

  • O usuário se autentica no Portal jus.br utilizando o certificado digital;
  • No primeiro acesso, será exibido um QR Code para configuração de um aplicativo autenticador (como Google Authenticator, FreeOTP ou outro similar);
  • O usuário deverá inserir o código temporário de seis dígitos gerado pelo aplicativo para concluir o acesso;
  • Nos acessos seguintes, o processo se repetirá apenas com a inserção do código temporário.

2. Acesso com conta gov.br

  • O usuário seleciona a opção “Entrar com gov.br”;
  • É necessário possuir conta gov.br nível Ouro e ter instalado o aplicativo gov.br, por meio do qual será gerado o código de verificação.

Mais informações sobre os níveis de conta gov.br estão disponíveis em:
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br/niveis-da-conta-govbr

Em caso de dúvidas, os profissionais podem entrar em contato com a Central de Atendimento aos Usuários do CNJ, disponível no endereço:
https://suporteti.cnj.jus.br

Clique AQUI para conferir o vídeo tutorialdo TJCE sobre como fazer a autenticação.