A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão de Direito Internacional (CDINT), marcou presença na solenidade de abertura do novo Consulado Honorário da Suécia em Fortaleza, realizada na noite da última terça-feira (28/10), na Universidade de Fortaleza (Unifor). A instituição foi representada pelo presidente da CDINT, advogado Fabiano Silva Távora.

A cerimônia, promovida pela Embaixada da Suécia no Brasil, contou com a presença da embaixadora Karin Lovisa Wallensteen,representantes de instituições acadêmicas e autoridades locais. Durante o evento, foi empossada a nova cônsul honorária da Suécia em Fortaleza, a professora Verena Rothbrust de Lima, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor.

Com programação voltada ao fortalecimento da cooperação acadêmica e cultural entre Brasil e Suécia, o encontro incluiu a palestra “Study in Sweden”, que apresentou oportunidades de intercâmbio e parcerias entre universidades suecas e brasileiras.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-CE, a presença da Ordem em eventos dessa natureza reforça o compromisso da advocacia cearense com o diálogo institucional e com a integração jurídica e acadêmica em âmbito global. “A abertura de um consulado da Suécia demonstra o interesse daquele país em ampliar as relações comerciais, de negócios e de turismo com o Brasil, especialmente com o Ceará. A Comissão de Direito Internacional pretende colaborar para expandir essa área do Direito no Estado, inclusive com reuniões já previstas com a cônsul da Suécia para tratar de oportunidades que beneficiem advogados que atuam nesse segmento”, destacou.

A participação da OAB-CE reforça o papel da instituição como promotora de debates e iniciativas que ampliam o alcance do Direito Internacional e fortalecem as relações entre diferentes nações, em consonância com os princípios de cooperação e diplomacia jurídica.