A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão Especial de Mediação e Conciliação, da Comissão de Direito Sistêmico, e da Comissão de Direito de Família, em parceria com a Editora Mediadores Brasil e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), realizou, no dia 27 de novembro de 2025, o lançamento do livro “Mediação Familiar Sistêmica – Volume I – Bases teóricas e epistemológicas”, de autoria da professora e mediadora Dalva Luz. O encontro aconteceu no Auditório Hugo de Brito Machado (ESA-CE) e reuniu profissionais, estudantes e interessados nas práticas de solução consensual de conflitos.
O evento contou com a participação de nomes de referência na área como Henrique Ferrari, fundador da Mediadores Brasil; Carla Nery, advogada, 1ª secretária da Comissão de Justiça Restaurativa e Ressocialização da OAB-CE; e Maria Célia Moreira, conciliadora da Justiça Federal, facilitadora em Justiça Restaurativa e especialista em Mediação Familiar Sistêmica. Além disso, a presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Adhara Camilo, participou do diálogo e apresentou as estruturas da instituição, convidando os presentes a participarem ainda mais dos eventos e cursos promovidos pelo Sistema OAB.
Sobre a autora
A escritora Dalva Luz é advogada colaborativa, mediadora de conflitos, psicoterapeuta sistêmica e consteladora familiar. Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado ao estudo das relações familiares sob a lente do pensamento sistêmico, trabalhando com escuta qualificada, reconstrução de vínculos e compreensão das dinâmicas que atravessam conflitos intergeracionais. Sua atuação é reconhecida pela integração entre teoria, prática e sensibilidade humana.
Durante o lançamento, Dalva compartilhou sua motivação para escrever o livro, destacando que seu interesse sempre esteve voltado ao trabalho com famílias e às histórias que atravessam os conflitos. “Os conflitos familiares vão muito além dos autos, são vínculos, dores silenciosas e padrões que se repetem. Ao compreender o pensamento sistêmico, percebi que era hora de transformar essas vivências em conhecimento e contribuir para a formação de mediadores com um olhar mais humano, relacional e transformador”, afirmou.
A autora celebrou a oportunidade de lançar a obra na ESA Ceará. Segundo ela, o momento simboliza o encontro entre sua trajetória profissional e o compromisso institucional da OAB-CE com a formação contínua.
A OAB-CE reafirma, com a realização do evento, seu compromisso com a promoção de práticas consensuais qualificadas, com o fortalecimento da cultura da mediação e com a valorização de iniciativas acadêmicas que contribuem para o desenvolvimento profissional da advocacia cearense. A instituição segue investindo em ações voltadas à formação, aprimoramento e difusão de métodos em benefício da sociedade.