A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão de Direito da Assistência Social (CDAS), realizou, nesta quinta-feira, 18, uma ação social voltada a serviços essenciais à comunidade no Hospital São José. A iniciativa integrou as atividades do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao HIV, à aids e a outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Durante a ação, foram ofertados café da manhã, atualização cadastral para beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico), atendimento jurídico e corte de cabelo, ampliando o acesso da população a serviços básicos e de orientação, em um espaço de acolhimento e cuidado.
O presidente da CDAS, George Ponte, destacou que a iniciativa vai além da referência ao mês. “Para além de fazer alusão ao ‘Dezembro Vermelho’, o foco da ação social é chamar a atenção da perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Poder Judiciário para, na análise de benefício, avaliar o estigma social, o preconceito e as restrições de emprego da pessoa que convive com o HIV”, afirmou.
Além da atuação da CDAS, a ação contou com o apoio do Governo do Estado do Ceará e do Hospital São José, reforçando a importância da articulação institucional para o fortalecimento de políticas públicas de assistência, saúde e garantia de direitos.