O auditório da OAB-CE recebeu, na tarde desta quinta-feira (4/12), mais um painel do VII Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste (ERJAN) 2025. Dando continuidade à programação do evento, o tema abordado na ocasião foi “Advocacia Híbrida: Posicionamento Estratégico, Comunicação Persuasiva e a Construção de Autoridade no Sistema Multiportas de Justiça”.

O momento contou com a participação da Conselheira Federal pela OAB-CE e Ouvidora Nacional da Mulher pelo Conselho Federal, Katianne Wirna, da Tesoureira Adjunta da OAB-CE, Adhara Camilo, da Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem do CFOAB, Gabriela Tavares e da Conselheira Estadual da OAB-CE, Júlia Barreto, como presidente de mesa.

Posicionamento que gera resultados

Em sua fala, Katiane Wirna abordou a importância do posicionamento estratégico para a construção da imagem pessoal e reputação profissional. A conselheira afirmou que a forma como o advogado se apresenta por meio da linguagem corporal, escolha de cores, postura, oratória e vestimenta são decisivas para o sucesso na carreira.

Para ela, estabelecer uma marca no mercado e construir uma narrativa forte por meio de uma característica única são caminhos essenciais para estabelecer uma maior conexão com os clientes em potencial. “Hoje em dia, muitas pessoas escolhem advogados pelas redes sociais, por isso seu perfil tem que estar consolidado para conversar com o seu público”, salientou.

Em sua exposição, Adhara Camilo destacou as diferentes formas de soluções de conflitos. A advogada frisou que o cliente nunca está em busca de um processo, mas sim de uma solução, cabendo ao operador do Direito encontrar o caminho mais célere, econômico para a resolução do problema apresentado. “O advogado de 2025 não pode pensar só em litígio, ele precisa de um pensamento analítico e de criatividade para propor caminhos alternativos”, destacou.

Com a palavra, Gabriela Tavares trouxe uma experiência pessoal sobre seu posicionamento nas redes sociais. Ela contou que mesmo com muitos seguidores e vídeos viralizados, o sucesso nas redes não resultava em ganhos financeiros. Segundo ela, a virada veio após uma mudança estratégica de postura, pensada para que o conteúdo refletisse seu lado profissional, transmitindo confiabilidade e, consequentemente, alcançando o público desejado.

Ao final da apresentação, as palestrantes receberam certificados em reconhecimento à qualidade e relevância das contribuições compartilhadas, contribuindo para o fortalecimento da jovem advocacia.