Na tarde desta quinta-feira (4/12), o auditório da OAB-CE foi palco do painel “Advocacia Estratégica 360°: Gestão Ágil, Inovação Operacional e o Empreendedorismo Jurídico como Fator de Alta Produtividade”. O momento foi parte do VII Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste (ERJAN) 2025.
Participaram da palestra o presidente da OAB-RN, Carlos Kelsen, o vice-presidente da OAB-CE, David Peixoto, o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB-RN, Roberto Matias, e a vice-presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira, Letícia Melo, como presidente de mesa.
Carreira jurídica em transformação
A advocacia na era digital foi o tema central da fala de Carlos Kelsen. Após apresentar um paralelo entre passado e presente da prática jurídica, o presidente salientou a importância do conteúdo de perfis profissionais nas redes sociais para a conquista de novos clientes.
Segundo ele, em um passado recente, era comum que os escritórios tivessem muitos processos, contexto que vem mudando ao longo do tempo. Ele explicou que hoje, os processos estão em menor número e as soluções são mais diversas. “O advogado deixou de ser um resolvedor de processos e passou a ser um solucionador de problemas”, frisou.
Com a palavra, Roberto Matias falou sobre a importância de ter objetivos claros e mensuráveis para a carreira advocatícia, o que inclui definição de metas e traçado de rotas para alcançar os objetivos propostos.
Roberto apresentou também dicas para a elaboração de um bom planejamento, entre elas: definir valores inegociáveis, comemorar pequenos objetivos alcançados, criar relações humanas para além do networking e, em momentos de desânimo, voltar o olhar para o ponto de partida, visando a valorização das conquistas já alcançadas.
David Peixoto deu início à sua explanação mesclando lembranças de sua carreira e palavras de incentivo à jovem advocacia. O vice-presidente da Ordem cearense destacou o papel fundamental da OAB-CE, por meio da Comissão de Sociedade de Advogados, da qual fez parte no início de sua caminhada profissional. Segundo ele, nem mesmo seu pai, também advogado, poderia ter lhe proporcionado o networking que construiu inserindo-se na Ordem.
O advogado aconselhou os novos profissionais a encarar a profissão com a disciplina de atletas de alto desempenho. Ele deixou ainda uma dica técnica para os colegas de profissão: utilizar infográficos para resumir processos complexos, facilitando o trabalho do juiz e acelerando resultados. O palestrante concluiu reforçando que a advocacia, apesar dos desafios, é uma profissão gratificante, pois permite resgatar a dignidade e transformar a vida dos clientes.
Ao final do painel, os palestrantes receberam certificados em agradecimento ao estímulo à capacitação contínua e inspiração para o desenvolvimento profissional das novas gerações de advogados.