A advogada Elisa Ivna Pinheiro Costa (OAB-CE: 38.623) foi nomeada como vice-presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). A definição para o cargo ocorreu por meio da portaria Nº 210/2024, assinada pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e pelo coordenador-geral das Comissões e Procuradorias do CFOAB, Felipe Sarmento, no último dia 4 de junho.

“Essa nomeação representa um importante reconhecimento do meu trabalho e dedicação na defesa dos direitos da população LGBTI+. Continuarei a trabalhar incansavelmente para promover a igualdade e a justiça para todos. Agradeço a todos os meus colegas, amigos e clientes pelo apoio contínuo”, comemorou Ivna Costa, que também atua na Ordem Cearense como presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero.

Como advogada comprometida com os direitos da população LGBTI+, Ivna Costa lidera iniciativas para promover a igualdade e a inclusão. Através de sua atuação, ela busca trazer conscientização e mobilização social em favor da diversidade de gênero e de orientação sexual. Entre as principais ações que lidera na OAB-CE estão a organização de campanhas educativas, a defesa de políticas públicas inclusivas e a colaboração com outras instituições para oferecer serviços jurídicos e sociais que atendam às necessidades específicas dessa comunidade.

A Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero dedica-se intensamente à concepção e implementação de iniciativas tanto internas quanto externas que fomentem a diversidade, com especial ênfase na promoção e defesa dos direitos da população LGBTI+. Entre os exemplos de suas atividades estão a realização de treinamentos abrangentes para todos os servidores da Ordem sobre diversidade, equidade e inclusão; a organização de eventos, em parceria com a Escola Superior da Advocacia, sobre os direitos da população LGBTI+; a execução do Projeto Social Retifica OAB, que ofereceu serviços gratuitos para a retificação de nome e gênero de pessoas trans, culminando em uma cerimônia de entrega na sede da Ordem em Fortaleza.