Na última quarta-feira, 09/04, o Conselho Consultivo OAB Jovem promoveu a 1ª Sessão Extraordinária, na sede da Ordem. A reunião, que simboliza o início de um novo ciclo de escuta ativa e fortalecimento da atuação jovem dentro da Ordem, teve pautas fundamentais para a construção de uma advocacia mais participativa, integrada e resolutiva.
Ao abrir os trabalhos da sessão, o secretário-geral da OAB-CE, Thiago Morais, deu as boas-vindas ao Conselho e desejou uma gestão exitosa. “Contem com a nossa diretoria para ouvir as demandas e ajudar sempre no que for possível. Queremos ouvir suas sugestões, além de fortalecer a jovem advocacia no interior também. Vamos juntos trabalhar e construir uma grande gestão”, afirmou.
Na ocasião, o diretor da OAB-CE também empossou os novos conselheiros e conselheiras do conselho jovem: Arthur Luiz Pinto Holanda, Emanoelle Cristina Lemos Coutinho, Elvis Henrique Alexandre Maia, João Victor Madeiro Diogo Cruz, Luisa Brasil da Costa Fernandes, Maria Luiza de Pontes Vasconcelos, Patrícia Lima Vieira de Souza e Samantha Bezerra Lima. Além disso, o advogado Celso Samuel Viera Costa foi empossado como assessor especial da presidência da OAB-CE junto ao Conselho Jovem.
O presidente do Conselho Consultivo OAB Jovem, Eric Freire, conduziu os trabalhos da sessão destacando a importância da união, da participação ativa e da escuta coletiva. “Realizamos a Primeira Sessão do Conselho Consultivo OAB Jovem Ceará, um momento marcante que simboliza o início de um novo ciclo de diálogo, participação e protagonismo da jovem advocacia”, pontuou.
Presente na sessão, o secretário-geral adjunto da OAB-CE, Francivaldo Lemos (Vavá), reforçou o compromisso institucional com a juventude. “Uma das pautas centrais da nossa gestão é justamente a jovem advocacia. Esse conselho tem um papel fundamental nesse processo”, ressaltou o diretor.
A sessão foi também um momento de reconhecimento e valorização. Todos os membros do Conselho receberam certificados, em ato simbólico que reforça o compromisso com uma atuação comprometida e efetiva. O diretor adjunto para Jovem Advocacia da OAB-CE, João Ítalo Pompeu, compartilhou sua trajetória como exemplo. “Eu comecei na OAB como jovem advogado e aqui, pude fazer trabalhos relevantes, porque essa casa acredita na jovem advocacia. Que seja um triênio resolutivo, produtivo. Estamos aqui à disposição.”
EM PAUTA
Dentre as propostas debatidas, duas pautas centrais foram aprovadas por unanimidade. A primeira, de nº 011923/2025, de autoria do conselheiro jovem, Plinyo Paccioly, criou a Coordenadoria de Interiorização do Conselho Jovem, fortalecendo a conexão com a advocacia iniciante nos diversos territórios do estado. “O objetivo desta proposta é fortalecer a integração entre o Conselho Jovem e a advocacia iniciante em todo o estado, criando espaços de escuta ativa para compreender desafios, identificar demandas regionais e transformá-las em pautas concretas de atuação”, explicou o conselheiro, que também assumirá a coordenação da área.
A segunda proposta aprovada, de nº 011868/2025, foi apresentada pela conselheira jovem, Juliana Barros, e trata da criação de uma estrutura permanente de monitoramento das pautas votadas no Conselho Jovem.
“A criação dessa estrutura é fundamental para garantir a eficácia das ações planejadas e contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente. A vinculação à secretaria-geral da OAB proporcionará a integração necessária com os demais órgãos da Ordem”, justificou.
Também prestigiaram a sessão e compuseram a mesa da sessão o diretor adjunto de Prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor Albuquerque; o diretor adjunto de Relações Institucionais, Henrique Oliveira; a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Deysi Souza; a conselheira estadual, Júlia Barreto, e o conselheiro estadual da OAB-CE e vice-presidente da Comissão de Direito Municipal, George Noronha.