Na última quinta-feira (05/06), o diretor adjunto de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque, e o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Júlio Leite, estiveram na 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para acompanhar o andamento das investigações sobre o assassinato do advogado e conselheiro seccional Sílvio Vieira da Silva, morto a tiros no último dia 5 de maio, no exercício da profissão.

Durante a visita, os representantes da OAB-CE reforçaram a importância da celeridade na apuração do caso e reafirmaram o compromisso da entidade em garantir justiça. “A OAB Ceará segue firme no acompanhamento deste caso brutal. A advocacia não se intimidará e exigirá que as autoridades ajam com a urgência e a seriedade que o caso requer”, afirmou Márcio Vítor.

Na ocasião, a Polícia Civil informou que a investigação segue em curso, embora sob sigilo. Ainda assim, a Ordem tem mantido vigilância diária sobre os desdobramentos do caso. Além disso, em visita institucional, a entidade solicitou o apoio do Ministério Público na investigação do homicídio do advogado e conselheiro seccional. Veja mais, clicando aqui.

A OAB Ceará também solicitou providências ao Governo do Estado diante do aumento dos casos de violência contra advogados no Ceará. Saiba mais aqui.

A Ordem cearense alerta que o atual cenário de insegurança impacta diretamente o exercício profissional da advocacia, comprometendo não apenas a atuação dos advogados e advogadas, mas também o próprio acesso da população à Justiça. “A defesa das prerrogativas da advocacia é também a defesa do Estado Democrático de Direito. A violência contra um advogado no exercício profissional é um ataque à cidadania”, reforçou Júlio Leite, presidente do TDP.

Para o diretor adjunto de Prerrogativas da OAB Ceará, a Ordem continuará atuando de forma firme e vigilante, exigindo a apuração completa e a punição dos responsáveis, além de medidas efetivas para garantir a segurança no exercício da advocacia em todo o estado.