Em sessão realizada nesta quarta-feira (11/06), o Conselho Consultivo OAB Jovem Ceará aprovou, por unanimidade, a criação do “Observatório Virtual do Conselho Jovem CE”, projeto voltado ao fortalecimento da escuta ativa, da transparência institucional e da valorização da jovem advocacia. O Observatório funcionará como um canal interno e contará com um banco de dados para a geração de novas ideias e encaminhamento de sugestões da jovem advocacia para as Comissões Temáticas, para o Conselho Jovem e, quando pertinente, para o Conselho Pleno da OAB-CE.

De acordo com o presidente do Conselho Jovem, Eric Freire, o Observatório nasce com o propósito de consolidar um canal permanente de diálogo, escuta e participação. “O Observatório está fundamentado nos princípios da democracia participativa, da inclusão institucional e do compromisso com a construção de políticas mais justas, acessíveis e eficazes para a advocacia jovem”, afirma.

A proposta é de autoria do conselheiro Felipe Davi Marquezan, que atuará como coordenador do Grupo de Trabalho responsável por acompanhar a implementação e o funcionamento do canal, assegurando a integração com as demais ações do Conselho.

“A iniciativa reforça o papel do Conselho Jovem como espaço de escuta, articulação e proposição”, acrescenta o presidente.

Também participaram da sessão do Conselho Jovem os diretores da OAB-CE David Sombra, vice-presidente; Adhara Camilo, tesoureira-adjunta; Márcio Vitor Albuquerque, diretor-adjunto de Prerrogativas, que destacaram a importância da Ordem para a troca de experiências com a jovem advocacia; o conselheiro federal Waldir Xavier; além da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Eliene Bezerra; e da presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Vanessa Oliveira.