A advocacia cearense deu boas-vindas, na tarde da última sexta-feira (13), a 57 novos advogados e advogadas que, a partir desta data, passaram a compor os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará. Os recém-chegados à profissão participaram da tradicional solenidade de entrega de carteiras, ocorrida no auditório da OAB-CE, e capitaneada pela presidente da instituição, Christiane do Vale Leitão.

Durante o evento, a gestora falou sobre a importância da advocacia na sociedade, a começar pela consciência do profissional acerca do próprio papel na construção de um estado democrático de direito. “O juramento de hoje marca e sela a postura ética e moral com que vocês vão se colocar como profissionais e operadores do direito. Somos, sim, a voz da transformação, quem leva a dignidade, quem busca a liberdade e quem faz a diferença na vida das pessoas que buscam por uma situação melhor”, discursou Christiane.

Em concordância com a presidente, o diretor adjunto de Acesso à Justiça, Cleto Gomes, ressaltou a ética como um dos pilares da advocacia, atribuindo o sucesso na profissão a uma atuação correta com as partes, magistrados e colegas, além do exercício profissional sempre dentro dos ditames do código de ética. Com a palavra, o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Raphael Castelo Branco, deu ênfase ao apoio educacional com o qual os novos advogados poderão contar dali em diante. O gestor informou aos presentes sobre os eventos, seminários, pós-graduações e ações de acolhimento à jovem advocacia realizados pela instituição.

Para o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Lucídio de Queiroz, que prestigiou a entrega de carteira ao filho Marcos Cézar Chaves Feitosa de Queiroz, o momento foi de orgulho e emoção. “Honrem quem está aqui hoje e quem esteve no passado porque vocês formam o futuro do judiciário, o futuro do Ministério Público e da Defensoria Pública. Mas especialmente, nunca abaixem a cabeça, pois sem vocês não existe justiça”, declarou o magistrado.

Com uma história de superação, a recém-advogada, Jeane Meire Lemos de Aguiar, contou que receber a carteira da OAB foi um momento de pura gratidão. Entre idas e vindas, ela trancou o curso diversas vezes, quase desistiu de estudar e ainda sofreu violência doméstica, tudo isso dedicando-se à criação dos dois filhos, um deles com transtorno do espectro autista e o outro advogado.

“Passei dez anos para me formar. Meu filho, que é advogado, foi meu impulso para que eu chegasse a esse objetivo. Passei por muitas adversidades no período de faculdade, estudava a madrugada inteira, mas com o amor de um [filho] e a força do outro, deu certo. Deus me honrou!”, pontuou.

Para o advogado Arthur Aguiar, ver a mãe recebendo a carteira foi uma grande emoção. “Minha mãe fez um esforço muito grande para me possibilitar ser advogado, e devolver essa oportunidade para ela, depois de formado, é como se fosse um ciclo da vida. A montanha que ela escalou foi muito mais alta que a minha, então a conquista dela, para mim, é motivo de inspiração”, enfatizou.

Além de Christiane Leitão, Cleto Gomes, Raphael Castelo Branco e Lucídio de Queiroz, também compuseram a mesa da solenidade a vice-presidente da ESA-CE, Jane Eire Calixto, a secretária-geral adjunta do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Christianne Collyer, o conselheiro jovem, Renato Guimarães, o presidente da Comissão da Juventude, Hiago Marques, a vice-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Letícia Melo, e o membro da Comissão da Juventude, Lucas Matheus Fernandes Lobo.