A presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, recebeu, nesta terça-feira (30/07), o diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste (BNB), Luiz Abel Amorim de Andrade, em uma visita institucional na sede da Seccional. A reunião teve como foco o fortalecimento das relações entre as instituições e a construção de propostas voltadas à valorização da advocacia cearense, especialmente no que diz respeito ao acesso a crédito e melhores condições financeiras para o exercício profissional.
Com a proposta de transformar o Ceará em um projeto piloto, a OAB Ceará apresentou sugestões para a criação de linhas de crédito específicas para advogados e sociedades de advogados, com condições diferenciadas e atendimento prioritário, especialmente voltadas à jovem advocacia. A ideia é buscar, junto ao BNB, alternativas que contribuam para o fortalecimento da classe, ampliando oportunidades para aqueles que estão em início de carreira, muitas vezes sem acesso a recursos que viabilizem a estruturação de seus escritórios.
Para a presidente da OAB Ceará, a iniciativa representa mais um passo no compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional da advocacia. “Nosso objetivo é buscar soluções reais para os desafios enfrentados por nossos colegas, sobretudo os mais jovens, que precisam de apoio para se consolidar na profissão. Essa aproximação com o Banco do Nordeste é um caminho importante para isso”, afirmou Christiane Leitão.
O diretor do BNB, Luiz Abel Amorim, ressaltou a importância da aproximação entre as instituições e destacou a intenção do banco em colaborar com o fortalecimento da advocacia. “Sabemos que o início da carreira profissional é desafiador e queremos contribuir com ferramentas e soluções que deem suporte a essa fase. O Banco do Nordeste está à disposição para construir, junto à OAB Ceará, propostas que ajudem a transformar essa realidade”.
Também participaram da reunião o secretário-geral da OAB Ceará, Thiago Morais; o diretor adjunto de Relações Institucionais, Henrique Oliveira; o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), Raphael Castelo Branco; o presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira, Luccas Conrado; e o primeiro vice-presidente da Comissão de Direito Bancário, Jean Marcell de Miranda Vieira.