Na última quarta-feira, 13, a advocacia canindeense viveu um momento histórico. Durante a Sessão Solene na Câmara Municipal de Canindé em homenagem ao Dia da Advocacia, comemorado no dia 11 de agosto, o prefeito do município, Professor Jardel (PSD), anunciou a doação de um terreno para que a Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Canindé construa sua sede própria, após 10 anos de sua criação.
A solenidade contou com a presença da presidente da OAB Ceará, Christiane do Vale Leitão; do secretário-geral adjunto da OAB-CE, Francivaldo (Vavá) Lemos; do presidente da Subsecção de Canindé, Neudson Moreira; do prefeito de Canindé, Professor Jardel; da presidente da Câmara Municipal, Karlinda Coelho; além de vereadores, advogados e autoridades locais.
Christiane Leitão destacou a relevância da conquista e a parceria com o poder público local. “É com imensa alegria que recebemos esta grande notícia ao nos reunimos para celebrar o Dia da Advocacia em Canindé. Este gesto da prefeitura é um reconhecimento ao papel essencial da advocacia na defesa da cidadania e da democracia, e demonstra o respeito às nossas demandas. Parabenizo o presidente Neudson Moreira, que com competência e dedicação fortalece a classe advocatícia local. Seguiremos trabalhando juntos para garantir dignidade, estrutura e valorização profissional, ampliando nossa atuação em todo o Estado”, frisou.
O prefeito da cidade, Professor Jardel, ressaltou a importância da doação para o fortalecimento da OAB na região. “Hoje, entregamos mais do que um terreno, entregamos uma oportunidade de crescimento e de fortalecimento da advocacia em Canindé. Fizemos questão de escolher um local estratégico, um verdadeiro cartão-postal da cidade, para que a futura sede da OAB seja também um marco de valorização da nossa paisagem e de serviço à população”, enfatizou.
A presidente da Câmara Municipal, Karlinda Coelho, enalteceu o papel da advocacia para a sociedade e a relevância do trabalho da OAB Canindé. “A advocacia é fundamental para garantir direitos e promover a justiça. Homenagear essa profissão é reconhecer que cada advogado e advogada contribui para a construção de uma sociedade mais justa. A Subsecção de Canindé tem se destacado, crescendo e ajudando a população local de forma significativa”, pontuou.
Para o presidente da OAB Canindé, Neudson Moreira, a conquista marca um momento especial para a advocacia local. “Após 10 anos de luta, teremos finalmente nossa sede própria. Esse é um sonho antigo que agora se concretiza graças à sensibilidade da prefeitura e ao apoio da OAB-CE. A nova sede será um espaço à altura da advocacia de Canindé, fortalecendo ainda mais nossa atuação e acolhendo nossos colegas com dignidade e estrutura”, afirmou.
Durante o ensejo, houve uma posse dos novos membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados e Valorização da Advocacia (CDPA), foram nomeados Domingos Marcos Pires Coelho, presidente; Francisco Marden Ribeiro Alves, vice-presidente; e Ruth Ellen Ariston Uchoa, secretária-geral; além do membro da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira (CAACO), Lucas Abner Ariston Uchoa, 2º vice-presidente. A solenidade também contou com a entrega da carteira profissional ao advogado Samuel Queiroz Braga (OAB-CE 55.526).
A doação do terreno simboliza um marco para a advocacia canindeense, que agora avança para ter uma estrutura própria, moderna e estratégica, fortalecendo o trabalho da OAB na região e beneficiando diretamente a classe e a sociedade.