A noite do dia 28 foi marcada pela inauguração da Galeria de Presidentes do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), na sala da entidade instalada na sede da OAB-CE que, na mesma cerimônia, recebeu o nome em homenagem ao ex-presidente, João Gonçalves Lemos. A solenidade contou com a presença da presidente da Ordem cearense, Christiane Leitão, diretores e conselheiros da OAB-CE, que também prestigiaram a posse de novos membros do IAC.

A galeria de presidentes é composta pelos ex-dirigentes do Instituto dos Advogados do Ceará: Eduardo Henrique Girão, Dolor Uchôa Barreira, Itamar de Santiago Espíndola, Jefferson Pinto Quezado, José Alberto Rola e João Gonçalves Lemos.

“O evento vem ao encontro do compromisso de fortalecer a entidade, preservar a memória e a história. Inaugurando a Galeria de Presidentes, perpetuamos a colaboração de todos para a longevidade do Instituto que nasceu com a finalidade precípua de criação e instalação da OAB-CE. Cumprida a missão, o Instituto volta-se para o fortalecimento da cultura jurídica de nosso Estado. Os novos filiados têm currículos fortes e de grande atuação nas diversas faces do Direito. A sala foi batizada com o nome do Professor João Gonçalves de Lemos, ex-Presidente que deixou importante legado para a entidade”, celebrou o presidente do IAC, Damasceno Sampaio.

Para a presidente da OAB-CE, esse foi um momento importante, pois mantém viva a memória dos que contribuíram para a criação da OAB-CE. “Tenha uma imensa felicidade de participar desse momento. A ideia dessa galeria, desse momento de lembrança do nosso querido professor João Gonçalves Lemos, é preservar a memória e a história. Gostaria de enaltecer a experiência, a dedicação, a paixão e o respeito desta instituição pela nossa profissão. E celebrar o ingresso de homens e mulheres que tem em sua trajetória a distinção pela honradez ao trabalho e a paixão pela Ordem”, ressaltou.

“Não se pode contar a história do Instituto dos Advogados do Ceará sem referenciar João Gonçalves Lemos, que foi professor, jurista, pensador, um homem de muitos predicados intelectuais, mas, sobretudo, um homem de conduta lhana, elegante, decente, e que marcou o Instituto com essa solenidade, sobre a perspectiva da estatura intelectual dele, mas também sobre essa perspectiva do trato refinado, do incremento do estudo, da valorização do pensamento jurídico cearense. Então, a Ordem e o Instituto estão, como anfitriões, conferindo uma homenagem que se perpetua no tempo”, destacou o conselheiro federal da OAB pela OAB-CE, Waldir Xavier.

Na mesma solenidade, também foram empossados os novos membros do IAC: Antonia Camily Gomes Cruz; Adriano Josino da Costa; Edmilson Barbosa Francelino Filho; Francisco Freitas Cordeiro; Meton Cesar de Vasconcelos; e José Danilo Correia Mota.

Também prestigiaram a solenidade, o vice-presidente da OAB-CE, David Sombra Peixoto; Francivaldo (Vavá) Lemos; o advogado e professor Adriano Pinto; o presidente do Instituto Nordeste de Direito Penal e Econômico, Bruno Queiroz, além de familiares dos homenageados e membros do IAC.