Durante a 3ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), realizada na última quinta-feira, 28, no plenário da seccional, foi aprovada, por aclamação, a criação do Conselho na Subsecção do Cariri Oriental. O processo nº 12253/2025 teve como requerente a diretoria da subseccional, presidida pelo advogado Vicelmo Sales.

O relator do processo foi o conselheiro Armando José Basílio Alves, representado na sessão pelo conselheiro Joaquim Lucena. Em seu voto, o representante destacou que a solicitação atende aos critérios estabelecidos pela legislação vigente, ampliando a representatividade institucional e fortalecendo a atuação da OAB-CE no interior.

A presidente da Ordem cearense, Christiane do Vale Leitão, salientou a importância da aprovação e destacou o papel transformador da diretoria da subsecção. “A criação do Conselho na região do Cariri Oriental representa um marco para a advocacia local e reforça o compromisso da OAB-CE em ampliar a representatividade e fortalecer a defesa das prerrogativas em todo o Estado. Essa conquista é fruto do trabalho comprometido de sua diretoria, que agora ganha ainda mais autonomia e instrumentos para continuar avançando”, afirmou.

Vicelmo Sales ressaltou a dimensão da conquista. “A criação do Conselho representa um marco histórico para a advocacia do Cariri Oriental, fruto da união e do trabalho coletivo da nossa classe, consolidando a representatividade da região dentro da Ordem. Este é mais um passo na caminhada que iniciamos há 10 anos e que segue firme, com coragem e determinação, em defesa da advocacia e da sociedade”, frisou.

Posteriormente, Armando Basílio enfatizou a relevância da medida. “O número expressivo de colegas com domicílio profissional vinculado a esta subseção tornou a criação de um conselho, além de um anseio antigo, uma necessidade extrema. Não há dúvidas de que essa conquista aumenta sobremaneira a representatividade institucional, permitindo uma composição administrativa que contemple, em maior número, as ideias e os esforços em prol das ações voltadas à advocacia desta subseção. É nosso desejo que os nobres conselheiros da subseccional cumpram as finalidades da OAB-CE, zelem pela dignidade, independência e, principalmente, pela valorização da advocacia, fazendo respeitar as prerrogativas dos advogados e os postulados basilares da nossa instituição. Ao assim procederem, realizarão plenamente a missão da OAB como baluarte da liberdade e da legalidade”, disse.

A OAB Cariri Oriental possui atualmente mais de 320 advogados inscritos. A composição aprovada prevê 30 membros, sendo 15 titulares e 15 suplentes, que terão suas eleições realizadas no mesmo período que a seccional.

Com a criação do Conselho, a subsecção amplia sua capacidade de atuação, reforçando a interiorização da OAB-CE e garantindo maior proximidade com a advocacia da região.