Na terça-feira, 16/9, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará representada por sua presidente, Christiane do Vale Leitão, promoveu a entrega de 1 tonelada de alimentos não perecíveis para a creche Amadeu Barros Leal, que atende crianças em vulnerabilidade.

A arrecadação dos alimentos é fruto da Festa do Rubi 2025, evento em homenagem ao Dia da Advocacia. A doação foi recebida pelo advogado e presidente da Creche, César Barros Leal, acompanhado pela coordenadora, Iolanda Moreira. Outra parte dos alimentos arrecadados foi destinada ao Mosteiro dos Jesuítas.

“A Ordem cearense vem, cada vez mais, promovendo ações de impactos sociais. Estamos cumprindo a nossa promessa, onde a celebração tornou-se solidariedade. Foi uma ação positiva que gerou outra ação positiva, e aqui, estamos fazendo a entrega de alimentos arrecadados pelos nossos colegas advogados e advogadas”, afirmou a presidente Christiane Leitão.

Para César Barros Leal, é um prazer enorme receber essa doação. “Expresso a minha enorme gratidão, em nome da Creche. Eu estive presente na Festa do Rubi, quando foi anunciada a doação. A ajuda da OAB Ceará é extremamente importante. Nossa creche é sem fins lucrativos, que atende 152 crianças, prioritariamente filhos(as) de presos(as), há 30 anos”, celebra o advogado.

A Creche Amadeu Barros Leal

A entidade filantrópica foi construída em terreno cedido em comodato pelo Instituto Bom Pastor, ao lado do antigo presídio feminino Desembargadora Auri Moura Costa. Sua missão é prestar assistência social e educacional a crianças carentes, na faixa etária de 0 a 4 anos incompletos. Atualmente, atende 152 crianças, entre filhos de egressos do sistema prisional e população circunvizinha.

Durante os seus primeiros 8 anos foi reservada exclusivamente a filhos de presos. Com a construção de uma nova penitenciária para mulheres, fora do perímetro urbano, a Creche diversificou seu acolhimento e passou a receber, igualmente, crianças das áreas circunvizinhas.

É a única creche do tipo entidade civil e sem fins lucrativos do Brasil a acolher menores carentes e filhos(as) de presos(as), sendo um exemplo de participação cidadão. De acordo com César Barros Leal, o trabalho também já foi agraciado em outros países, como Espanha e Inglaterra.

Para fazer uma doação, você pode trazer alimentos diretamente à creche, contatá-los para organizar grandes doações, ou participar de iniciativas como o programa Sua Nota tem Valor da SEFAZ-CE para destinar seu imposto.

Para obter mais informações sobre o trabalho da Creche, acesse: crecheamadeubarrosleal.org.br