O corregedor da OAB Ceará e coordenador de Interiorização da Advocacia no estado, Francivaldo Lemos (Vavá), participou, nesta quarta-feira (24), do 1º Encontro dos Coordenadores da Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia, realizado pelo Conselho Federal da OAB. O evento reuniu representantes das 27 seccionais da Ordem, com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a atuação conjunta em âmbito nacional e regional.
Na abertura do encontro, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou que a interiorização da advocacia, plano iniciado em sua primeira gestão (2022-2025), segue como uma pauta prioritária e permanente da instituição. Ele ressaltou que a proposta busca enfrentar as dificuldades enfrentadas por advogadas e advogados do interior do país, como barreiras de acesso a serviços da Caixa de Assistência, às atividades da Escola da Advocacia e até mesmo a uma internet de qualidade.
O evento foi conduzido pelo coordenador nacional de Interiorização da Advocacia, Nivaldo Barbosa, que reafirmou o compromisso de acolhimento e pertencimento da advocacia do interior ao Sistema OAB. Segundo ele, o grande desafio é fazer com que cada profissional se reconheça como parte de uma mesma instituição.
A diretoria do CFOAB também esteve presente e reforçou a importância de transformar desafios regionais em soluções coletivas. A secretária-geral, Rose Morais, destacou o diálogo e a escuta como práticas essenciais. A secretária-geral adjunta, Christina Cordeiro, enfatizou a necessidade de levar suporte a regiões que enfrentam carência de infraestrutura. Já o diretor-tesoureiro, Délio Lins e Silva Júnior, ressaltou o papel de acolhimento da advocacia interiorana.
A reunião híbrida contou, ainda, com a presença do diretor-geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga; do conselheiro do CNJ na vaga da advocacia, Ulisses Rabaneda; da vice-coordenadora nacional de Interiorização da Advocacia, Layla Milena Oliveira Gomes; e da vice-presidente da OAB-SP, Daniela Marchi Magalhães, que também atua como coordenadora-adjunta de Interiorização.
Entre os temas discutidos, estiveram: o alinhamento de boas práticas já implementadas pelas seccionais; o suporte financeiro para expansão das salas da OAB em comarcas mais distantes; a defesa de prerrogativas; campanhas nacionais de valorização da advocacia; e parcerias institucionais para combater o exercício irregular da profissão. Também foi pauta a Conferência Nacional de Interiorização da Advocacia, prevista para abril de 2026, em Cuiabá (MT).
Com informações de OAB Nacional.
Fotos: Raul Spinassé