Com serviços gratuitos voltados à população idosa, incluindo orientações jurídicas sobre direitos, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais, a OAB-CE, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) realizou, no dia 3 de outubro, a Ação 60+. Este é o segundo ano da iniciativa da Comissão, promovida em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º/10). A ação é realizada em parceria com a Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Ceará, o Shopping Iguatemi Bosque e o Laboratório Emílio Ribas.

Durante a programação, membros da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE se revezaram, das 10h às 18h, realizando orientações jurídicas sobre a garantia dos direitos das pessoas idosas para cerca de 50 idosos que circulavam pela Praça do Artesão do shopping.

A mesma temática foi abordada pelo promotor de justiça, Alexandre Alcântara, que ministrou palestra sobre “Direito à prioridade processual da pessoa idosa: 60+ e 80”. A programação contou ainda com serviços de aferição de pressão, além do lançamento da Campanha “Amigos da Pessoa Idosa: seu Imposto de Renda promovendo dignidade”, do TJCE.

Para a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE, Patrícia Viana, trata-se “de uma ação fundamental para funcionar como uma transformação de cidadania e dignidade às pessoas idosas. Sua importância reside na apresentação de serviços levados diretamente ao público 60+. Evoluindo o envelhecimento em uma fase de valorização e participação, e não de isolamento. Uma ação que proporcionou acolhimento, informação e contribuiu ativamente para um envelhecimento ativo e com qualidade de vida”.

A Secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, destacou a importância do evento para fomentar políticas públicas de defesa de direitos. “Não resta dúvida que esta ação é um direito humano onde a Justiça se agiganta no momento em que os órgão se unem por uma política pública assertiva e republicana como é a política pública da pessoa idosa. Isso para nós, pessoas idosas, traz uma calma, de que há defesa de nossos direitos”.

Maria Ribânia Freire de Moura, de 69 anos, disse que “foi uma tarde maravilhosa, como nunca imaginei. Eu amei a consulta, estava precisando muito e recebi orientações importantes. Além disso, dancei com minhas amigas ao som da banda de música. Foi uma alegria imensa”.

A cerimônia de abertura contou ainda com a participação do presidente do TJCE, Heráclito Vieira, e da desembargadora Lira Ramos, presidente da Comissão da Pessoa Idosa do Tribunal.

Também participaram do evento, os membros da CDPI: Oscélio Ramos, Noemi Branco, Francisca de Assis, Humberto Bezerra, Adriana Alves, Edileuza Rodrigues, Patrícia Capistrano, Tarcyana Rocha, João Gurgel, Dante Cristino, Valéria Bezerra, Ana Tereza Rodrigues, Lúcia Helena, Sílvia Marques e Sergina Alencar.

A programação cultural ficou por conta da abertura com a Big Band da Universidade de Fortaleza (Unifor), acompanhado da apresentação da bailarina Reginalda Batista, Projeto Mulheres que se Amam e Elos da Vida; e encerramento da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Confira também como foi a primeira Ação 60+ realizada no ano passado.