A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio de diversas comissões temáticas, marcou presença, nesta segunda-feira, 17, no evento “Experiência JCP – Justiça Centrada nas Pessoas”, que faz parte do Projeto Justiça Centrada nas Pessoas (JCP). A iniciativa é uma ação conjunta da Justiça Federal no Ceará (JFCE), do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), resultado de uma cooperação técnica entre as três instituições.
O evento, que ocorreu das 9h às 17h, na sede da JFCE, reuniu representantes do Judiciário, integrantes da rede de inovação, comunidade acadêmica, sociedade civil e organizações parceiras. O JCP tem como objetivo central redesenhar serviços judiciais com base em evidências, escuta ativa, inovação e foco nas necessidades reais das pessoas usuárias, especialmente aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade.
A presidente da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, destacou a relevância da iniciativa e a importância da participação ativa da advocacia em projetos que aproximam o sistema de Justiça das pessoas. “A proposta do Experiência JCP dialoga diretamente com a missão da Ordem, que é defender direitos, promover cidadania e fortalecer o acesso à Justiça. A presença das nossas comissões reafirma o compromisso da OAB Ceará com a construção de soluções inovadoras, humanizadas e alinhadas às necessidades reais da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis. Participar de espaços como esse é fundamental para avançarmos na construção de um sistema mais inclusivo, eficiente e sensível às demandas sociais”, afirmou.
Durante a programação, o Experiência JCP apresentou palestras, oficinas colaborativas, exposições e atividades interativas voltadas ao estímulo do pensamento crítico e criativo, proporcionando um ambiente prático de troca entre profissionais de diferentes áreas. As dinâmicas buscaram aproximar a justiça das pessoas, promovendo soluções co-criadas e alinhadas à melhoria do acesso aos serviços públicos.
A OAB-CE esteve presente no evento através da participação da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Comissão da Mulher Advogada, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comissão OAB Comunidade Escola, Comissão de Direito Previdenciário e da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para a Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, bem como, da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE).
A presença das comissões reforça o compromisso institucional da Ordem com o fortalecimento de políticas de inclusão, inovação, responsabilidade social e defesa do acesso à Justiça.
*Com informações JFCE