Na última sexta-feira (7), a Comissão de Ensino Jurídico promoveu na sede da OAB-CE o II Seminário de Ensino Jurídico (CEJ), com a temática “Formações Estruturantes do Direito Contemporâneo”. Temas como “Formação Docente pelas Novas Realidades que se Aproximam”, “Metodologias Ativas de Ensino pela Realidade em Sala de Aula” e “Diretrizes Nacionais Curriculares” por diversos Prismas foram abordados.

A Presidente da CEJ, Vanessa Oliveira, disse que “Um dos papéis da comissão é trazer um debate sobre as novas diretrizes curriculares nacionais e a aplicabilidade delas nos cursos de Direito aqui no Ceará. Vale lembrar que estamos trabalhando essas novas diretrizes, que ainda estão em fase de implementação, pois foram aprovadas no final do ano de 2018 pelo MEC”. O evento contou com as palestras da professora Ana Paula Araújo (UNIFOR), abordando a temática da Formação Docente pelas Novas Realidades que se Aproximam; professores Marcelo Guerra (UFC) e Jáder Figueiredo (UNI7), sobre as Metodologias Ativas de Ensino pela Realidade em Sala de Aula e a professora Helena Stela Sampaio (FBUni), analisando questões das Diretrizes Nacionais Curriculares por Diversos prismas, principalmente quanto aos Núcleos de Práticas Jurídicas e a Formação Prática dos Estudantes.

Vanessa Oliveira informou  que a CEJ está trabalhando na promoção do III Seminário, a ser realizado no dia 5 de julho, também com o tema sobre as novas diretrizes curriculares nacionais. A Presidente da CEJ disse ainda que “Iremos concretizar também o Primeiro Congresso da Comissão de Ensino Jurídico, a ser realizado no mês de outubro. Estamos montando o edital e organizando para que tudo saia da melhor forma possível”.  Vanessa falou também que no mês de agosto serão ofertadas oficinas que serão realizadas em parceria com outras comissões da OAB e outras instituições de ensino jurídico.

Estiveram presentes no Seminário a Presidente da CEJ, Vanessa Olieveira e o Vice-Presidente, Glauco Cidrack, e os membros Phelipe Braga e Victor Alves Magalhães, que também estiveram à frente da organização do evento. Pesquisadores e professores do Ceará também participaram do momento de troca de conhecimentos.