O ex-prefeito de Fortaleza e ex-deputado estadual José Maria Barros de Pinho, o Barros Pinho, 72 anos, morreu de falência múltipla dos órgãos às 6 da manhã deste sábado, 28. Ele havia sofrido uma parada cardíaca ontem, 27.  O corpo será velado na Assembleia Legislativa do Ceará a partir das 11h.

Barros Pinho, que lutava contra um câncer, estava internado em um hospital particular da Capital desde o último dia 11 com altas taxas de glicose e problemas de pressão alta.

Nascido em 25 de maio de 1939 em Teresina, Piauí, teve intensa participação no Ceará, tanto na atividade pública como na vida cultural do Estado. Além de político, foi poeta e contista. Preso político na Ditadura Militar devido a sua atuação no movimento estudantil, foi vereador da Capital cearense entre os anos de 1979 e 1982, deputado estadual entre 1983 e 1985. Assumiu a Prefeitura de Fortaleza em julho de 1985, permanecendo como prefeito por seis meses. Brilhante orador, foi ainda Secretário Estadual de Cultura e professor.

Membro da Academia Cearense de Letras, ocupou a cadeira 14, e na Academia Cearense de Retórica era o dono da cadeira 28. Participou ainda da Academia Fortalezense de Letras. Barros Pinho presidia em seus últimos dias a Fundação de Cultura de Maracanaú, cidade onde também exerceu o cargo de chefe do Gabinete do Prefeito.