O advogado Carlos Alberto Mendes Forte será empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) na próxima quinta-feira, 10. Ele assume pelo critério do quinto constitucional, na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Ceará (OAB/CE).

A solenidade será conduzida pelo desembargador José Arísio Lopes da Costa, chefe do Poder Judiciário estadual. A saudação ao novo integrante do Tribunal Pleno será feita pelo desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, representando a Corte.

O ato de nomeação, assinado pelo governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 25 de fevereiro. Carlos Alberto Mendes Forte integrava a lista tríplice da OAB/CE, juntamente com Francisco Ernando Uchôa Lima Sobrinho e Francisco Zacarias Silveira de Araújo. A sessão extraordinária do Pleno que definiu a lista ocorreu no dia 21 de janeiro deste ano.

Para ingressar na magistratura, o advogado, com atuação na área pública ou privada, deve ter notável saber jurídico, reputação ilibada e mais de 10 anos de exercício efetivo da profissão. Carlos Alberto Forte será o sétimo desembargador a ingressar no TJCE pelo critério do quinto constitucional.

PERFIL

Carlos Alberto Mendes Forte nasceu em Fortaleza no dia 27 de novembro de 1955, sendo filho de Marco Antônio Forte e Maria Cândida Mendes Forte. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem Especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

É professor do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor e advogado militante. Foi chefe da Assessoria Jurídica do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea/CE).

Exerceu, também, os cargos de coordenador jurídico da Fundação de Serviços Sociais da Prefeitura de Fortaleza (1989/1990), assessor jurídico parlamentar junto à Câmara Municipal da Capital (2001/2002), além de assessor jurídico da Diretoria do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs (2007/2009).

Fonte: TJCE (texto e foto)