A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio de sua Comissão de Saúde, realizará mais uma etapa de visitas de inspeção nos postos de saúde de Fortaleza. A ação será na próxima segunda-feira, 2 de abril, e faz parte de um cronograma de visitas agendado até o mês de maio.

O objetivo é conhecer de perto a realidade do atendimento público nesses locais além de analisar a estrutura física das unidades, equipamentos, manutenção e recursos humanos. Ao final dos trabalhos, que incluem na programação 50 postos, a comitiva deve desenvolver um relatório para ser encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Medicina (CRM), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A comitiva já identificou inúmeras irregularidades nas unidades de saúde visitadas. As mais graves foram falta de médicos e de medicamentos para controle da pressão arterial e prevenção de câncer de colo de útero, salas pequenas e sem ventilação, ausência de testes biológicos para detectar se equipamentos estão esterilizados, cestos de lixo destampados nas salas de curativos, ausência de recursos e uma população descontente com o atendimento.

O grupo vai reunir-se a partir das 7h30min, na sede da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac), que fica localizada na Avenida Pontes Vieira, 2680, no Dionísio Torres, de onde partirão em comitiva para os postos de saúde escolhidos para a visita de inspeção.

Calendário de visitas:
Dias: 02, 09, 14 e 16 de abril