A OAB-CE, por meio de sua Comissão Comunidade Escola, participou pela primeira vez do Balcão da Cidadania, evento promovido pela Secretaria de Justiça (Sejus), na última quinta-feira, na Escola Profissionalizante de Itaitinga. Foi a primeira ação conjunta após o desfecho da parceria entre as entidades. Na ocasião, foram distribuídas mais de 300 cartilhas sobre Justiça e Cidadania para os estudantes presentes. O material foi elaborado pela presidente da referida Comissão Fernanda Cláudia de Paula e a advogada, Irene Dantas.

De acordo com Irene, a parceria da OAB-CE com a Sejus vai render uma série de cartilhas explicativas sobre os direitos e deveres dos cidadãos. “Esse material vai ser expandido em cada um de seus temas: Justiça, Meio Ambiente, Educação, Inclusão Social, dentre outros”, afirma ela, ressaltando que a cartilha também será impressa em braile.

Para Fernanda Cláudia, a OAB-CE também cumpre um papel importante na área social. A prova disso é a articulação com outras entidades como o Sintaf, Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará e Fundação Sintaf para melhor promover o trabalho de conscientização da população a partir de sua juventude.

A titular da Sejus, Mariana Lobo, reforçou o que o apoio da OAB-CE é muito importante para a construção desse fim. “Agradecemos a presença da Comissão Comunidade Escola, da Ordem cearense, que está com a gente nessa missão”.

O prefeito de Itaitinga, Abdias Patrício, se emocionou ao falar da ação e agradeceu a presença de todos. “É muito importante conhecermos os nossos direitos. Ações como essa fazem a diferença e serão sempre bem-vindas à Itaitinga”.

Além de palestras, apresentações teatrais e exposição de obras de arte, o evento trouxe exposições culturais e oficinas para os alunos. O caminhão da cidadania complementou o trabalho com a emissão de documentos gratuitamente.