A Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE abriu, na última sexta-feira (30 de março), as negociações com os professores da rede municipal de Trairi, em greve desde o dia 16 de março. A categoria aprovou a proposta do presidente da Comissão, Fernando Férrer, de reduzir o percentual de aumento de 22% para 15% para os profissionais de nível médio. “Abrimos a mesa de negociação, haja vista que não existia diálogo entre o gestor e os professores. Vamos a todos os municípios que estiverem com problemas para evitarmos a greve e servirmos como um ente de conciliação”.

O procurador do Município Vinicius Damasceno encaminhou a proposta à gestão que deve ser analisada esta semana. Fernando Férrer presidiu a audiência, realizada no auditório do colégio Pio Rodrigues, em Trairi, que teve a participação do procurador do Município; do advogado da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará ( FETAM CE), Flitz Alves; de dirigentes sindicais; e de mais de 500 professores.

O impasse salarial se instalou quando o Município propôs reajuste de 22,22% para os professores de nível médio e só 5% para os graduados, violando de a Lei do Piso Nacional do Magistério.