A Comissão de Saúde da OAB-CE detectou graves problemas em visita, hoje,12, aos postos de Fortaleza. As principais dificuldades constatadas na Unidade Básica de Saúde Guiomar de Arruda, no Centro de Saúde Carlos Ribeiro e no Centro de Saúde da Família Paulo Melo de Machado foram a falta de médicos, de material de limpeza e de higiene pessoal, de ventilação e de computadores; as infiltrações; banheiros sem estrutura mínima; e ausência de equipamentos necessários ao atendimento médico.

No Guiomar de Arruda, o problema que mais chamou a atenção da comitiva foi as rachaduras nas paredes que estão para cair. Além disso, de cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF), apenas três estão completas. A unidade passou 20 dias sem energia, com isso os medicamentos que precisam de refrigeração acabaram estragados. Também não tem prontuário para controle dos pacientes. No Carlos Ribeiro, uma das equipes de PSF está incompleta. Além disso, a reforma do setor de ortopedia e fisioterapia está parada há dois anos. Enquanto isso, o serviço funciona em local provisório. A estrutura do posto é antiga, portanto os problemas de eletricidade são constantes. No Paulo de Melo Machado, a situação não é muito diferente. A coordenadora foi afastada desde janeiro e ainda não houve substituição.

De acordo com o presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro, a situação é triste. “É regra em praticamente todos os postos de saúde a falta de estrutura. É assustador ver rachaduras de até dois dedos nas paredes”. Madeiro explica que o problema é de ausência de manutenção corretiva e preventiva. “Não há repasse de suprimentos. Isso dificulta o funcionamento”, acrescenta.

A inspeção faz parte de um cronograma estabelecido pela Comissão de Saúde da OAB-CE até maio deste ano para saber a real situação dos postos de Saúde de Fortaleza. A próxima visita será na segunda-feira, dia 16 de abril. Ao final dos trabalhos, que incluem na programação 50 unidades, a comitiva deve desenvolver um relatório para ser encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), ao Conselho Regional de Enfermagem, ao Conselho Regional de Medicina (CRM), à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Calendário de visitas:
Dias: 02, 09, 12 e 16 de abril