A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, (OAB-CE) faz história. Na tarde desta terça-feira, 17, o Conselho Secional aprovou, por unanimidade, a criação da Subseção da Região Metropolitana. A proposta é defendida por toda a diretoria da entidade como forma de descentralizar as ações e atender reivindicações da advocacia do Interior do Estado.

A Subseção da Região Metropolitana abrangerá 25 municípios, dentre eles Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Aquiraz, Pacatuba, Cascavel, Pacajus, Horizonte, Eusébio, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Guaiuba, Chorozinho e Pindoretama. De acordo com o coordenador geral da Comissão em defesa da criação da Subseção, Mardônio Almeida, quase 500 advogados militam naquela área geográfica.

“A OAB-CE terá mais um braço em defesa das prerrogativas profissionais”, afirmou Mardônio Almeida, ressaltando a importância da criação de novas Subseções. Essa tem sido, inclusive, a postura adotada pela atual diretoria da Secional. O presidente da entidade, Valdetário Andrade Monteiro, ressalta a descentralização das ações da entidade e a interiorização de suas iniciativas .

“Não temos de ter medo de dividir o poder, temos de abrir a Casa para o debate”, afirmou o presidente da OAB-CE, lembrando que o atual Conselho Secional aprovou a criação de três Subseções – a da Serra da Ibiapaba, dos Inhamuns e, hoje, da Região Metropolitana.

O processo de criação teve como relator conselheiro Pedro Jorge Medeiros, que deu parecer favorável à propositura. Ele foi acompanhado por todos os conselheiros presentes à sessão.