Advogados, políticos e empresários se reuniram, na manhã deste sábado, 14, para conhecer a estrutura organizacional do Instituto de Estudos Trabalhistas e Sociais do Ceará (Inetra). O café da manhã de integração dos membros dos conselhos Científico, dos Notáveis, de Honra e Fiscal da entidade, no Hotel Gran Marquise, reuniu mais de 100 profissionais, a maioria advogados trabalhistas, que contarão com uma instituição científico-jurídica com finalidade sociocultural e sem fins lucrativos e partidários.
O evento foi marcado pela emoção e agradecimentos. Muitos dos presentes declararam-se acolhidos pelo Instituto e felizes por, a partir de agora, o Ceará contar com uma instituição que promoverá o aprimoramento e discussões das questões jurídicas com enfoque no social. Descontraído e acolhedor, o café da manhã oportunizou aos presentes trocarem informações, debaterem temas ligados à Classe advocatícia, com enfoque nas ações trabalhistas, e interagirem com segmentos diferentes de sua área de atuação.

A recepção aos convidados foi feita pela banda de pífanos “Amigos em Ação”, formada por crianças e adolescentes, que apresentaram músicas regionais. Em seguida, a presidente do Inetra, advogada Katianne Wirna, que também é vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace), apresentou o organograma do Instituto. Antes, porém, falou sobre o seu nascedouro a partir de ideias trocadas com alguns advogados, o apoio e incentivo recebidos.

Agradeceu aos diretores do Instituto: Thiago Pinheiro de Azevedo (vice-presidente), Ana Cláudia de Castro Pires (Secretária Geral), Eduardo Fontenele Mota (Secretário Adjunto) e Carlos Davi Martins Marques (Tesoureiro). Um agradecimento especial fez ao ao presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, e ao Secretário Geral da Secional Ceará da Ordem, Cleto Gomes.

“O Inetra foi concebido no seio da Justiça Laboral, da união entre a jovem advocacia, intensa de ideologias, de vontade de fazer a diferença na discussão dos temas que interessam à Classe, à sociedade, com a advocacia mais antiga, maturada pelos desafios enfrentados no exercício da profissão, mas nem por isso menos entusiasta, combativa e altiva”, ressaltou Katianne Wirna.

O fortalecimento do Inetra foi reconhecido por Valdetário Andrade Monteiro, que em seu pronunciamento ressaltou a importância do Instituto pelas propostas que apresenta e por seus integrantes, uma vez que reúne representantes de diversas entidades de classe, Academia, políticos e militantes da advocacia trabalhista. “O Inetra nasce muito forte”, afirmou o presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, que aproveitou para conclamar os advogados e a sociedade a participarem da cruzada em defesa do Poder Judiciário mais efetivo.

“A advocacia passa por dificuldades devido aos problemas no Poder Judiciário. A OAB-CE tem denuncia esse caos no Judiciário”, enfatizou Valdetário Monteiro, lembrando que, além da luta por uma justiça mais célere, a entidade fomenta a criação de institutos e associações.

Na ocasião, o Secretario Adjunto, Eduardo Mota, apresentou o Selo Inetra de Qualidade. Através dele, o Instituto certificará empresas que se preocupam com a higidez física e mental do trabalhador, respeitando as normas de saúde, segurança e higiene no trabalho.