O respeito da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) aos profissionais que militam nos diversos municípios do Estado é demonstrada pela interiorização de suas ações. Na manhã desta quarta-feira, 4, o presidente Valdetário Andrade Monteiro inaugurou, em Tauá, a 56ª Sala de Apoio ao Advogado. Com infraestrutura adequada e moderna que os permita desempenhar suas atividades, numa extensão de seus escritórios, a Sala Elcias Bezerra Cavalcante no Fórum Dr. Fábio Augusto Moreira de Aguiar atende antiga reivindicação da Classe na região dos Inhamuns.

A inauguração do espaço foi prestigiada por autoridades do Município, da Justiça, familiares do homenageado e a população local. Cerca de 300 pessoas lotaram a Sala do Júri no Fórum para acompanhar a solenidade. O prefeito de Tauá, Odilon Silveira Aguiar, ressaltou a atuação da diretoria da Ordem no Ceará não apenas nos Inhamuns, mas em todo o Estado. “A gestão do presidente Valdetário (Andrade Monteiro) orgulha a todos nós. Ela tem trazido destaque e respeitabilidade à OAB-CE, pelo trabalho que realiza em defesa dos advogados e da sociedade como um todo”, ressaltou Odilon Aguiar, que doou o terreno para a construção da sede da Subseção dos Inhamuns.

As autoridades presentes foram unânimes em reconhecer a hercúlea luta da direção da entidade para garantir o respeito às prerrogativas profissionais da advocacia, por uma Justiça mais célebre e contra a corrupção em todos os níveis, com o recente lançamento do movimento Ficha Limpa no serviço público. O presidente da Câmara Municipal, Audic Cavalcante Mota Dias, por exemplo, agradeceu ao presidente por empreender campanhas por mais juízes nas Comarcas e por “atender os pleitos dos advogados, em especial, da nossa região”.

“Orgulho-me de fazer parte do Conselho Secional da gestão do presidente Valdetário”, enfatizou, em seu discurso, o conselheiro Leonardo Araújo, ressaltando as dezenas de salas de apoio instaladas em todas as regiões do Ceará, bem como a criação de Subseções e inaugurações de sedes das entidades. “Valdetário é um homem que já fez história nesse Estado e a quem tenho a honra de segui-lo no Conselho Estadual da minha OAB-CE”, concluiu.

A última quarta-feira foi de festa para a população tauaense. Advogados, advogadas, servidores da Justiça, cidadãos estavam agradecidos à Ordem. Esse sentimento foi representado pela presidente da recém- criada Subseção dos Inhamuns, com sede em Tauá, Maria Regina Marcelino Gonçalves. Falando em nome dos quase 70 advogados e advogadas que militam na região, ela agradeceu o apoio recebido da diretoria da Secional nos pleitos apresentados.

Em nome da família de Elcias Bezerra Cavalcante, o desembargador Francisco Bezerra Cavalcante, agradeceu a homenagem a seu pai e também enfatizou o trabalho realizado pelo presidente. “Valdetário, companheiro dileto, vem alcançando toda a advocacia desse Ceará sofrido”. No discurso, interrompido várias vezes por aplausos dos presentes, Valdetário Monteiro reafirmou o compromisso de bem servir à Classe e de interiorizar as ações da OAB-CE. Ele fez um breve retrospecto de sua administração, todos em defesa da advocacia e da garantia do estado de direito democrático. Ressaltou as iniciativas empreendidas, como os movimentos Justiça Já, Ficha Limpa no serviço pública, oferecimento de locais de apoio aos profissionais, informatização dos serviços prestados pela Secional, dentre outros. Após a solenidade, o padre Almir pároco do Município, deu uma benção especial. Entre uma oração e outra, lembrou o sentimento de justiça que deve reinar entre os operadores do Direito, magistrados, promotores e defensores públicos.