A Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) participa das negociações para acabar a greve dos agentes penitenciários, iniciada no último sábado, 31. O presidente da entidade, Valdetário Andrade Monteiro, está participando de reunião de conciliação entre representantes dos grevistas e o Governo do Estado, iniciada no início da noite, na Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).

Além de Valdetário Monteiro, participam da reunião, presidida pela secretária de Justiça, Mariana Lobo, a presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, Socorro Marques; o assessor jurídico e a assessora especial da Sejus, Francisco Veras e Patrícia de Sá Leitão, respectivamente; o coordenador do Sistema Penitenciário, Bento Laurindo; o presidente do Conselho Penitenciário do Ceara, Leandro Bessa; e os agentes Silvano e Abreu.

Os 698 agentes penitenciários do Ceará entraram em greve a partir da madrugada de sábado, 31, por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário, a categoria decidiu paralisar as atividades para exigir o cumprimento do acordo firmado em 15 de fevereiro com o Governo do Estado que promete 22% de aumento salarial. A Secretaria de Justiça informou que a mensagem de reajuste será enviada para a Assembleia Legislativa até o dia 15 de abril. Os agentes decidiram não aguardar.