Os advogados cearenses terão uma nova oportunidade para se familiarizarem com o Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJe/JT). 

Nesta terça-feira, 10, às 15 horas, o coordenador nacional do Projeto PJe, desembargador  do Tribunal Regional do Trabalho da 5º Região da Bahia (TRT5), Cláudio Brandão, vai participar de palestra acerca da implantação do processo eletrônico na Justiça do Trabalho, e da importância dessa inovadora ferramenta na vida de advogados e servidores.

O encontro vai acontecer no auditório da Fundação Escola de Advocacia do Ceará (Fesac) com o objetivo de estabelecer diálogo com os profissionais de Direito sobre o sistema criado para substituir o papel e oferecer aos cidadãos uma Justiça mais célere e acessível.

A visita de Cláudio Brandão faz parte das ações realizadas deste outubro do ano passado pelo TRT-CE, em parceria com a Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, para treinar advogados para utilizarem o novo sistema. O treinamento também tem como objetivo reduzir possíveis resistências de profissionais de Direito à novidade que, em breve, irá unificar todo o Judiciário Trabalhista.

“O PJE/JT é uma benéfica realidade irreversível para a advocacia trabalhista. A OAB-CE e o TRT-CE estão trabalhando, em parceria, no sentido de treinar e capacitar advogados e servidores para a transição do processo físico para o eletrônico, de uma maneira tranquila e com todo o suporte necessário”, destacou o secretário geral da OAB-CE, e um dos responsáveis pela parceria entre as duas entidades, Cleto Gomes.

Novo sistema: Desde o dia 16 de janeiro, a Vara do Trabalho de Caucaia funciona com o PJe/JT e recebe apenas processos eletrônicos. Por meio do novo sistema, o advogado não precisa mais se deslocar até a unidade judiciária para realizar ações como enviar petições ou consultar processos. Tudo por ser feito eletronicamente de um computador com acesso a internet.

Maracanaú será o segundo município do Nordeste a possuir PJe/JT. O sistema deve ser instalado na unidade em 23 de abril e terá uma novidade em relação às outras varas trabalhistas do Brasil que já possuem o PJe/JT. Será o primeiro município com o novo sistema a possuir distribuição de processos. Em todos os outros locais onde foi instalado, existe apenas uma Vara do Trabalho.

Também em 23 de abril, o PJe/JT será instalado no 2º Grau da Justiça do Trabalho do Cearense. O Tribunal Regional com sede em Fortaleza será o segundo no Brasil a receber o sistema. O primeiro será Santa Catarina.