Para melhor atender os advogados trabalhistas, a Caixa Econômica Federal, por meio de sua Superintendência, autorizou a disponibilização, pela Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), de dois funcionários para pegar senhas e agilizar a expedição dos alvarás de FGTS na agência do Fórum Autran Nunes. Além disso, o advogado poderá ter um preoposto com a devida procuração que vai operacionalizar a entrada de alvará para evitar a espera do advogado. Para tanto, os profissionais terão de abrir conta na agência da Caixa. Assim, eles não precisão pegar nova fila para receber o dinheiro, mas o valor será debitado na conta em três dias úteis, em média.

O assunto foi tratado em reunião, na manhã de hoje, 23, com a participação do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, do Superintendente estadual da Caixa Econômica Federal, Odilon Soares, do coordenador do movimento Justiça Já, Edimir Martins, e de diretores do Instituto de Estudos Trabalhistas e Sociais do Ceará (Inetra) e da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Ajaforte).

Outra proposta que está sendo pactuada entre a CEF e a OAB-CE é a criação de um ponto de atendimento do banco exclusivo para advogados na sala da Ordem, localizada no Fórum Autran Nunes. Fora isso, a CEF vai fazer um estudo para transferir o fluxo de atendimento na agência situada no Fórum trabalhista para outra agência de Fortaleza.

Já está agendada uma nova reunião para amanhã, às 15 horas, a fim de viabilizar a operacionalização dos funcionários da OAB-CE e a abertura de contas dos advogados.

Para Edimir Martins, a OAB-CE deu um grande passo para resolver um grave e histórico problema da Advocacia trabalhista no que se refere ao atendimento dos advogados na liberação de alvarás do FGTS e judiciais junto à CEF. “Entendo que as propostas lançadas pelo superintendente da Caixa em parceria com a OAB-CE, Inetra e Ajaforte, irão dignificar e reconhecer o importante papel da Advocacia trabalhista cearense, pondo fim no desrespeito aos profissionais que militam na Justiça do Trabalho”. O coordenador informa que o movimento Justiça Já participará de todas as negociações junto à CEF para garantir que os benefícios a serem construídos sejam postos em prática imediatamente.