A final do 1º Concurso de Leitura Interpretativa, que faz parte do projeto “Leitor do Futuro”, promovido pela Comissão de Educação e Cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, (OAB-CE), acontecerá no dia 25 de maio, às 8 horas, como ficou determinado em reunião com a participação de chefes de distritos de educação das seis Regionais de Fortaleza e de assessores da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizada hoje (08/05), na sede da OAB-CE.

O concurso escolherá os melhores leitores estudantes do Estado. São 14 finalistas dos quais sairão os primeiro, que receberá o título de Leitor do Futuro 2012, e segundo lugares. O vencedor será contemplado com um tablet, uma coletânea de livros e uma bolsa de estudos; e o segundo lugar ganhará um notebook e uma coletânea de livros. Além disso, as escolas vencedoras receberão um notebook, uma coletânea de livros e uma visita dos alunos à Biblioteca Pública de Fortaleza.

O evento contará com a participação do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; do presidente da Comissão de Educação da entidade, Edimir Martins; e de um representante da Secretaria Municipal de Educação (SME). Na ocasião, haverá apresentações culturais, contação de história, apresentação dos hinos do Brasil e de Fortaleza e de vídeo e fotos, contado a história do projeto. Os alunos lerão textos jornalísticos e serão avaliados por uma comissão julgadora formada por membros da OAB-CE, da SME e do Sindicato Apeoc.

Iniciativa do presidente da Comissão e conselheiro estadual Edimir Martins, o projeto tem o objetivo de incentivar a leitura nas escolas públicas e particulares do Estado, nos níveis fundamental e médio, contribuindo para uma formação de qualidade para jovens de todo o Estado, através da leitura.

“Será uma festa da cidadania. Vamos dar o diploma para cada distrito e para a SME pela participação neste projeto tão grandioso”. Para Edimir Martins, sem leitura não se formam cidadãos conscientes, uma vez que educação e cidadania andam de mãos dadas. Foram inscritos mais de 100 alunos das redes estadual e municipal de Fortaleza e de outros municípios do Estado. O local onde acontecerá a final do concurso ainda será definido.