As provas da primeira fase do concurso para juiz substituto do Estado foram aplicadas na manhã deste domingo (20/05), na Universidade de Fortaleza (Unifor). A comissão do concurso esteve no local para acompanhar a realização do certame. Estiveram presentes o presidente da comissão, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, os desembargadores Francisco Suenon Bastos Mota, Carlos Alberto Mendes Forte, e o advogado José Júlio da Ponte Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB-CE).

“Percebemos que a aplicação das provas ocorreu dentro da normalidade, sem nenhum tipo de problema. Isso é bom para as duas instituições envolvidas, Tribunal de Justiça e Cespe/UnB, e principalmente para os candidatos, que têm a estrutura da Unifor à disposição para melhor expressar seus conhecimentos”, ressaltou o presidente da comissão.

O gabarito oficial preliminar será publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (23/05) e no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), a quem cabe a elaboração, aplicação e correção de todas as provas.

De acordo com Hélvio Feitosa, coordenador regional do Cespe/UnB, “tudo ocorreu dentro do que foi pretendido, desde a abertura dos portões para a entrada dos candidatos até o início efetivo das provas. Temos as condições ideais, desta forma, os horários foram rigorosamente cumpridos, com toda segurança possível”.

Ao todo, foram deferidas 5.018 inscrições. Segundo a organizadora, cerca de 500 pessoas trabalharam na fiscalização das provas. “Na visita que fizemos pudemos constatar que o concurso transcorreu com organização e segurança, bem estruturado e fiscalizado. Acreditamos que não teremos nenhuma reclamação”, disse o advogado José Júlio da Ponte Neto.

O CONCURSO

O concurso é composto por cinco etapas. A próxima, que constará de duas provas escritas, ocorrerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de julho. A seguinte compreenderá inscrição definitiva e sindicância da vida pregressa e investigação social, além de exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico. Essa fase será aplicada nos dias 7, 13 e 14 de outubro.

A quarta etapa, composta pela prova oral, será realizada no dia 9 de dezembro. A quinta consistirá na avaliação de títulos. O resultado provisório será divulgado no dia 28 de dezembro de 2012. O resultado final do certame está previsto para ser divulgado no dia 22 de janeiro de 2013.

Para mais informações, o candidato deve acessar o site da organizadora ou a página do Tribunal de Justiça do Ceará (www.tjce.jus.br/concursos/default.asp).