Os alunos Beatriz Santos de Souza, da escola municipal Francisco Silva Cavalcante, da Regional I (Ensino Fundamental) e Diego dos Santos Barbosa, da escola estadual Professor Onélio Porto (Ensino Médio), foram os vencedores do I Concurso de Leitura Interpretativa que faz parte do projeto Leitor do Futuro, promovido pela Comissão de Educação da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE). Os estudantes que ficaram com o segundo lugar foram Sérgio de Lacerda Rodrigues, da escola municipal Monsenhor Linhares, da Regional III, e Alberto Pereira Firmino Filho, da escola estadual Dr. Romão Sampaio.

De 30 finalistas dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas de todo o Estado, os alunos foram escolhidos por melhor desempenho de leitura. Os primeiros lugares receberam o título de Leitor do Futuro 2012, um tablet, uma coletânea de livros e uma bolsa de estudos. Os segundos lugares ganharam um notebook e uma coletânea de livros. Além disso, as escolas vencedoras receberam um notebook, uma coletânea de livros e uma visita dos alunos à Biblioteca Pública de Fortaleza com transporte da OAB-CE.

O julgamento foi feito por uma comissão formada por membros da OAB-CE, o presidente da Comissão de Educação, Edimir Martins; da Secretaria Municipal de Educação (SME), a técnica Maria Luiza Mora Machado, e o coordenador dos Ensinos Fundamental e Médio, Francisco Arlindo Araújo; e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), as técnicas Liduina de Paula Medeiros e Cristina Márcia Maia. Os avaliadores seguiram sete critérios que foram fluência, clareza, tom de voz, pronúncia, entonação, postura corporal e fruição.

Durante todo o processo participaram 250 escolas e 500 alunos. O presidente da Comissão de Educação da OAB-CE, Edimir Martins, avalia que os resultados foram atingidos. “A OAB tem por obrigação incrementar os instrumentos para garantir a cidadania, estando na defesa não só do advogado, mas da sociedade”.  Martins ressaltou o envolvimento efetivo das famílias no processo. “Criamos um cenário de valorização da cultura. A OAB dá um passo na busca de uma educação de qualidade”, acrescentou. Para ele, a premiação serve de estímulo para que o estudante busque o conhecimento e o aperfeiçoamento da leitura. “Temos de mudar esse país, o que só é possível através da educação”.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, classificou o projeto como uma iniciativa revolucionária de colocar a Ordem junto à comunidade, projeto esse idealizado pela Comissão de Educação da entidade. “É um momento muito especial para a OAB e para a Advocacia. “Aproveitem a oportunidade que a vida está lhes dando. Vocês são parte fundamental da educação”, enfatizou, mandando um recado para os alunos. Segundo o presidente, com o projeto, Edimir Martins mostrou ser possível construir começo, meio e fim. Valdetário aproveitou a ocasião para entregar uma placa de homenagem ao presidente da Comissão de Educação da OAB-CE pelos serviços prestados à sociedade.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Lima Linhares, essa é uma demonstração de que o futuro das crianças está garantido. “Leitura é o principal instrumento que vocês têm”, pontuou. Para o coordenador dos Ensinos Fundamental e Médio da SME, Francisco Arlindo Araújo, essa é uma forma de se debruçar sobre o processo de estímulo à leitura. “O leitor do presente tem futuro”, destacou, parafraseando o slogan do projeto.

De acordo com a coordenadora acadêmica da Fundação Escola Superior da Advocacia do Ceará (Fesac), Patrícia Marla Machado, o projeto já traz consigo resultados. “Além disso, a iniciativa ajuda os estudantes a serem comunicadores, a expressarem os sentimentos e olharem o mundo. É uma herança que está sendo deixada para o Ceará. Trata-se de um aprendizado coletivo”, colocou.

“A gente só ganha espaço na sociedade com o conhecimento adquirido por meio da leitura”, destacou o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAACE), Renan Viana.

A solenidade de entrega dos prêmios foi prestigiada pelos conselheiros da OAB-CE Patrício de Almeida.  O evento contou, ainda, com a transmissão de um vídeo com a história do projeto, contação da história “O Pescador, o Anel e o Rei”, apresentação do coral com os hinos do Brasil, do Ceará e de Fortaleza e apresentação da peça teatral “A Turma da Mônica em A Importância da Leitura