A Faculdade de Direito da Universidade de Paris I (Sorbonne) emitiu recentemente lista de novas obras catalogadas em seu acervo. Lá aparece a obra “O Julgamento de Jesus Cristo sob a Luz do Direito” de autoria do advogado cearense Roberto Victor Pereira Ribeiro.

A Biblioteca da Sorbonne é a maior da França em Ciências Jurídicas-Econômicas. No momento, é repositório autorizado para conservar e manter as publicações da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Centro de Documentação Européia. Sua fundação ocorre na efeméride do ano de 1475, tendo recebido na data a aquisição dos manuscritos do Código Justiniano, o Digesto e os Decretos Romanos.

Em 1876, a Biblioteca é enriquecida por instigação de Paul Viollet, membro do Institut de France e professor de História do Direito e Direito Canônico, um dos fundadores em 1898 da Liga dos Direitos Humanos do homem. Depois tornou-se Diretor da Biblioteca da Faculdade de Direito até 1914, onde multiplicou as aquisições e compras de bibliotecas particulares.

De 42.000 volumes em 1888, a coleção incluia 200 mil livros na véspera da Segunda Guerra Mundial. Atualmente conta com 650.000 títulos diferentes. Esta riqueza é a biblioteca da Faculdade de Direito uma ferramenta de trabalho real para servir os estudantes e advogados.

O livro de Roberto Victor Pereira Ribeiro, encontra-se registrado no tombo nº Cote(s) CUJAS : 532.522. Surpreso com a notícia, o advogado, que atualmente exerce a função de Conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Secional Ceará, comenta que essa vitória é mais uma conquista pessoal que divide com todos os juristas brasileiros e, em especial, os cearenses. Membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas, Roberto Victor Ribeiro, em entrevista recente, prometeu trilhar na cepa de José de Alencar e Clóvis Beviláqua.