Já está em funcionamento a nova versão do Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos da Justiça do Trabalho (e-Doc). A comunicação foi feita pelo Presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Ministro João Oreste Dalazen. Esse novo modelo se aperfeiçoou no sentido de ser compatível com os certificados digitais 2.0 e 3.0, emitidos a partir de janeiro de 2012; ter maior rapidez por conta de uma infraestrutura reescrita em linguagem JAVA, mais moderna e mais adequada às exigências atuais; além de ter telas mais simples e fáceis de usar.   

A versão atual apresentava incompatibilidades operacionais para a utilização dos certificados digitais V2 e V3. A certificação é pré-requisito para utilização do e-Doc, na medida em que só o mecanismo garante a validade jurídica do sistema.

 Desenvolvido em 2005 e inicialmente testado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), o sistema e-Doc foi expandido para todos as outras regionais. Hoje, quase completamente integrado, partes, advogados e peritos de qualquer lugar do Brasil podem enviar a petição, sem necessidade de deslocamento, basta que acessem o site e façam o cadastramento.